16/02/2016 14h15 - Atualizado em 14/07/2016 16h16

Combate ao mosquito Aedes aegypti é intensificado no Pátio Central

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) está realizando ações rotineiras para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e chikungunya, no pátio Central, localizado na Serra, que é administrado diretamente pelo órgão.

Em parceria com a Prefeitura Municipal da Serra, o pátio recebe a visita de equipes de monitoramento e combate ao mosquito semanalmente. “Nessas ações, os agentes vistoriam os locais que possam acumular água e ter focos do mosquito e passam com o carro fumacê nas dependências internas do local. Tudo isso contribui para que nosso pátio fique livre do Aedes aegypti”, destaca o coordenador de Remoção e Depósito de Veículos do Detran|ES, Vitor Esteves Patrocínio.

Além dessas ações de combate, o Detran|ES também realiza medidas para a prevenção do acúmulo de água e proliferação do mosquito Aedes aegypti em seus pátios. Com a inauguração do Pátio Central em 2015, o órgão pode fazer a remoção de veículos dos antigos pátios desativados localizados em áreas residenciais para o novo imóvel, com capacidade para abrigar até 11 mil veículos e dotado de toda estrutura para realizar a entrega ambientalmente correta, eliminando assim veículos que possam acumular água. Neste mês já começaram a ser retirados veículos que estão em pátios localizados em áreas residenciais há mais de 60 dias e que serão destinados a leilão.

Outra ação importante é o projeto Reciclagem de Veículos, que concentrou no Pátio Central a destinação correta dos veículos, com a reciclagem e descontaminação dos que são classificados como sucata, que podem favorecer o surgimento e a proliferação do mosquito. “Estamos entregando atualmente 5.500 veículos sucateados para reciclagem, o que diminuirá a lotação dos pátios”, disse o coordenador.

Nos outros pátios, que são credenciados ao Detran|ES, os proprietários são orientados a respeito da importância das ações preventivas e de combate ao mosquito nas fiscalizações de rotina realizadas pelo Departamento. Assim como em qualquer estabelecimento comercial, o controle e eliminação dos focos de mosquito nos pátios devem ser feitos pelos proprietários dos mesmos e o monitoramento dos criadouros e ações de combate ao mosquito cabem às equipes responsáveis das prefeituras municipais. Para intensificar os cuidados o Detran|ES mantém parceria com prefeituras onde existem pátios sob a responsabilidade do órgão com uma rotina de visita de equipes de monitoramento e combate ao mosquito.

Leilão

No próximo dia 22 de fevereiro o Detran|ES realizará leilão de mais de 30 mil veículos, sendo cerca de 8 mil automóveis e 22 mil motocicletas, que estão em pátios credenciados ao órgão em todo o Estado.

Esse é um passo importante também na luta contra o mosquito Aedes aegypti, já que a retirada de veículos dos pátios credenciados e sob responsabilidade do Detran|ES no Estado vai proporcionar a limpeza dos pátios de veículos apreendidos e contribuir para eliminar áreas que possam ser focos do mosquito.

O trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti nos pátios também foi intensificado com a criação da Comissão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti nas áreas internas e externas de todos os edifícios públicos do Detran|ES e seus credenciados, conforme Instrução de Serviço P Nº 3714, de dezembro de 2015, e também em atendimento ao Decreto Nº 2156-S, publicado no Diário Oficial do dia 08 de dezembro, que estabelece um dia de controle semanal obrigatório de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti nas áreas internas e externas dos edifícios públicos do Poder Executivo Estadual.

Assessoria de Comunicação do Detran|ES

Christiano Mattos