Começa a construção do planejamento estratégico do setor agrícola
Definir prioridades e diretrizes para o desenvolvimento do setor agrícola até 2030 começam a ser debatidos pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Na manhã desta sexta-feira (21), no município de Linhares, durante a Agro Exponorte, em Linhares, foi realizado o lançamento do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba, o Pedeag 3.
A solenidade contou com a presença do governador, Paulo Hartung, do vice-governador César Colnalgo, do secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, autoridades, produtores e moradores da região.
O Pedeag 3 vai reunir os avanços obtidos nas duas versões anteriores do Plano, de 2003 e 2008, com uma abordagem centrada na inovação, no empreendorismo e na sustentabilidade.
Durante a solenidade de abertura, o governador do Estado, Paulo Hartung, ressaltou que a feira é uma importante agenda Estadual com potencialidade para entrar no calendário nacional do setor. "Esse evento demonstra a força do agronegócio em Linhares e Região Norte do Espírito Santo. A Feira está muito bonita, mas meu sonho é transformar-lá em uma feira de porte nacional. Aproveitamos para lançar aqui o nosso Pedeag que é um planejamento estratégico da agricultura e do agronegócio para traçar planos e diretrizes desta importante área que tem grande impacto no PBI e enorme benefício social", destacou o governador.
“Com as ações do Pedeag vamos estabelecer as estratégias e iniciativas a serem implantadas no setor agrícola do Espírito Santo. Vamos rodar o Estado para discutir cada arranjo produtivo, precisamos escutar aqueles que dão vida à agricultura capixaba”, ressalta o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto.
O Pedeag é um instrumento de análise do cenário atual e futuro que visa estabelecer estratégias e iniciativas que possam ser planejadas, geridas e implantadas, com foco na geração de melhores resultados para o agronegócio capixaba.
“A iniciativa da Seag em realizar essas reuniões com produtores, cooperativas e agroindústrias vai possibilitar a discussão dos gargalos enfrentados no dia a dia. Esse é o momento de estimular e melhorar a vida do homem do campo” comenta Marcos Corteletti, produtor de queijo e leite.
Oficinas do Pedeag 3
A primeira oficina de trabalho do PEDEAG 3 foi realizada na noite de quinta-feira (20), durante a Agro ExpoNorte, no Parque de Exposições de Linhares. O tema discutido foi à cadeia produtiva do mamão.
Produtores rurais e representantes se reuniram para discutir os principais desafios e oportunidades do setor. O engenheiro agrônomo e diretor agrícola da Caliman Agrícola, Geraldo Antônio Ferreguetti, foi o especialista convidado.
O produtor de mamão Edecil Miranda, fala da oportunidade de debater o assunto. “A oficina do Pedeag nos permitiu expor idéias e discutir sobre o setor do mamão do nosso Estado. São momentos como esse que vão possibilitar o avanço da agricultura capixaba, destaca.
Geraldo Ferrguetti, especialista convidado para a primeira oficina do Pedeag, comenta sobre o setor do mamão no Espírito Santo. “ O Cenário atual é de expectativa por um bom preço no mercado externo e um preço relativamente baixo no mercado interno. O câmbio é um dos fatores que nos anima em investir no setor de mamão”, destaca.
No dia 28, uma nova oficina temática sobre o café conilon será realizada, desta vez no município de Jaguaré. O evento acontece a partir das 9 horas no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Jaguaré, localizado na Rua Espírito Santo, s/nº, Bairro: Boa Vista II (Em frente ao Parque de Exposições Alfeu Sossai).
Histórico
O primeiro Pedeag foi elaborado em 2003, a partir de uma iniciativa pioneira na história recente da agricultura capixaba. Logo o Pedeag se transformou na principal ferramenta de planejamento do setor agrícola do Estado. Em 2008, a Secretaria de Estado da Agricultura elaborou o NOVO PEDEAG, mantendo as linhas e diretrizes da primeira versão, mas aprofundando a visão estratégica por culturas e regiões capixabas.
O Pedeag 3 será formulado a partir da análise de cenários e da elaboração de diagnósticos, identificando oportunidades e desafios, estabelecendo objetivos e metas e definindo programas e iniciativas. Serão realizadas 52 oficinas de trabalho que irão contar com a participação de produtores rurais e representantes das principais cadeias produtivas do sistema agrícola capixaba.
Tudo isso alinhado com a análise de temas transversais, tais como capital humano, sustentabilidade, tecnologia e capacidade de inovação, organização da produção, logística e comercialização, dentre outras.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seag
Daniel Simões – danielsimoes06@gmail.com
Texto: Thais Tonini
Telefones: (27) 3636-3700/ 988499814
Assessoria de Comunicação do Governo do Estado
Leonardo Nunes
(27) 9.99445215