19/07/2016 16h00 - Atualizado em 19/07/2016 16h01

Começam oficinas do projeto de planificação da atenção à saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está dando continuidade à Planificação da Atenção à Saúde, lançada no início deste mês na Região Norte de Saúde. Nestas terça (19) e quarta-feira (20) acontecem oficinas para, aproximadamente, 300 profissionais, entre médicos, enfermeiros e dentistas das 94 Unidades Saúde da Família (USF) localizadas nos 14 municípios da Região.

“As oficinas vão preparar esses profissionais para atuarem na reorganização das unidades de saúde a partir do novo modelo de atenção à saúde que o Centro de Consultas e Exames Especializados (CCEE) vai trazer, ou seja, uma rede de atenção à saúde regionalizada e que integra a atenção básica e a atenção ambulatorial especializada”, explicou a superintendente da Região Norte de Saúde, Gilcilene Pretta Cani Ribeiro.

Segundo Gilcilene, as oficinas serão ministradas por 30 facilitadores capacitados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que forneceu a metodologia para a implantação da planificação da atenção à saúde no Espírito Santo e está oferecendo consultoria neste projeto, assim como faz em outros estados do país.

“As evidências mostram que a integração das redes de atenção e a gestão compartilhada é o modelo ideal para o Sistema Único de Saúde (SUS). Com esse projeto, estamos buscando rever a fragmentação do sistema por meio da organização dos processos. Esse trabalho começa com esta e outras oficinas que serão realizadas nos próximos meses, e continua com a contratação de tutoria para as Unidades Saúde da Família”, comentou a superintendente.

Durante um ano, cada grupo de cinco Unidades Saúde da Família contará com um tutor, que ficará um dia da semana em cada uma dessas unidades trabalhando com a equipe os processos de trabalho definidos durante as oficinas, ou seja, os protocolos clínicos, as linhas de cuidado, a assistência farmacêutica destinada às linhas de cuidado, entre outras ferramentas.

 “As tutorias vão consolidar o conhecimento das oficinas. O objetivo final é termos processos de trabalho organizados institucionalmente, para que haja uniformidade das equipes de saúde, isto é, para que o processo seja o mesmo”, concluiu Gilcilene.

CCEE

A implantação do Centro de Consultas e Exames Especializados faz parte do Programa Prioritário de Governo “Ampliação e Modernização da Rede de Saúde”, que prevê a inserção de cinco centros de especialidades distribuídos nas quatro regiões de saúde, nos municípios de Nova Venécia, Linhares, Guaçuí, Domingos Martins e Santa Teresa. O Centro de Nova Venécia será a primeira unidade a entrar em funcionamento, com previsão para entrega em setembro. 

“Nosso objetivo ao implantar o Centro é descentralizar o acesso aos serviços de saúde, minimizando a necessidade de deslocamento nas estradas que ligam o interior às maiores cidades, o que impacta positivamente na qualidade de vida da população, proporciona resolutividade, redução do tempo de espera para realização de consultas e exames e proximidade do serviço com o usuário. Além disso, vamos aumentar a oferta de consultas e exames em 15 vezes”, disse o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira.

Cada Centro terá capacidade de realizar até 232 mil procedimentos por ano, entre consultas em oftalmologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia, otorrinolaringologia, cardiologia, angiologia, nefrologia, neurologia, gastroenterologia, dermatologia, ortopedia e exames especializados, como radiografia, mamografia, exames cardiovasculares, ultrassonografia, endoscopia, entre outros.

O investimento do Estado é de R$ 5.080.300,51 (entre obras, equipamentos e mobiliários). A gestão da unidade, conforme pactuado com os municípios da região será feita pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e os municípios de Região Norte de Saúde (Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão) e o gerenciamento da unidade será realizado pelo Consórcio Público da Região Norte do Espírito Santo (CIMNORTE ES).

 

Próximas oficinas do projeto de Planificação da Atenção à Saúde

- Redes de Atenção à Saúde

- Atenção Primária à Saúde

- Territorialização

- Organização da Unidade Básica de Saúde e do Processo de Trabalho em Saúde

- Vigilância em Saúde

- Sistemas de Informação, Monitoramento e Análise da Situação de Saúde

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges

jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br

Juliana Rodrigues

julianarodrigues@saude.es.gov.br

Ana Carolina Stutz

anapinto@saude.es.gov.br

Juliana Machado

julianamachado@saude.es.gov.br

Álvaro Muniz

alvaromuniz@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard