02/03/2016 14h00 - Atualizado em 12/07/2016 14h31

Conferência debate desafios dos direitos no ES

Com o tema “A efetivação dos direitos humanos no Espírito Santo: desafios e perspectivas”, será realizada, nesta sexta-feira (04) e sábado (05), a III Conferência Estadual de Direitos Humanos. O evento acontece no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida, Serra, e terá início às 9 horas.

Coordenada pela Vice-governadoria, por meio da Coordenação Estadual de Direitos Humanos, a conferência contará com palestras, debates e trabalhos em grupos. O vice-governador César Colnago irá participar da abertura do evento.

“Devemos entender o papel do Estado como equalizador da sociedade, que, por meio de políticas públicas, seja no campo social ou do desenvolvimento econômico, deve entregar resultados à sociedade, fazendo chegar aos que mais precisam a promoção social, a garantia dos Direitos Humanos, a diminuição das desigualdades e a eliminação da pobreza. Em suma, é preciso focar os recursos no que é essencial para os cidadãos”, avaliou.

Colnago ressaltou, ainda, que a promoção e a defesa dos direitos humanos não se concretizam por meio de atividades realizadas apenas por um único órgão de Estado.

“O respeito aos direitos humanos é um dever compartilhado por todo o Estado e a sociedade, cabendo a todos, sem exceção, o dever da promoção e da sua defesa. Não apenas por uma obrigação jurídica de fazê-lo, mas por um dever moral para com as vidas e o bem estar de todos nós e das nossas gerações futuras”, declarou.

E acrescentou: “Ou nos unimos em torno do respeito aos direitos humanos ou, desunidos, violentamos os valores mais caros à nossa humanidade”, concluiu o vice-governador.

O coordenador estadual de Direitos Humanos, Júlio Pompeu, destacou que uma das propostas da conferência é avaliar o Plano Estadual e o Programa de Estudos de Direitos Humanos.

“Nessa perspectiva, pretendemos analisar a pauta proposta nestes documentos, os avanços, os retrocessos e quais medidas deverão ser adotadas a partir dessa avaliação. Essa conferência irá promover um importante diálogo entre Estado e sociedade”, afirmou Pompeu.

Dentre as presenças confirmadas estão a da advogada Ivete Caribé Rocha, membro da Comissão Estadual da Verdade do Paraná, que possui importante atuação na luta pela reconstrução da memória histórica e esclarecimento da verdade de fatos ocorridos durante o período ditatorial no Brasil.

E, ainda, o deputado Federal, ex-presidente da OAB do Rio de Janeiro e Membro da Comissão da Verdade do Estado do Rio, Wadih Damous.

Também marca presença no encontro Gilmar Ferreira, que é militante do Movimento de Direitos Humanos e ganhador do Prêmio Estadual de Direitos Humanos 2015.

Informações à imprensa:

Alessandra Tonini: 99871-0543