07/07/2016 14h40 - Atualizado em 08/07/2016 15h45

Conselho Estadual de Saúde dá posse a novos membros

Os novos 48 membros do Conselho Estadual de Saúde (CES) tomaram posse, na tarde desta quinta-feira (07), no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Estiveram presentes, além do secretário Ricardo de Oliveira, o chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Ministério Público Estadual, Cleto Vieira Pedrollo, subsecretários e gerentes da Sesa. O evento foi coordenado pelo secretário executivo do CES, Alexandre Fraga.

A composição do Conselho foi renovada em mais de 70% e os novos conselheiros estarão à frente da entidade no biênio 2016/2018. O decreto de nomeação dos novos membros foi publicado no Diário Oficial na quarta-feira (06).

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, fez uma avaliação do papel do CES visando o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Para ele, o conselho tem uma importância fundamental no controle social. Além disso, Oliveira acredita que um conselho consciente de seu papel pode colaborar muito em relação às políticas públicas de saúde.

“Em primeiro lugar, tenho a convicção de que ninguém pode colocar uma máquina desse porte para funcionar sem um controle social efetivo. Esse não é um sistema que trata de meia dúzia de pessoas. No caso do Espírito Santo, estamos falando de 3,9 milhões de pessoas que têm de ser atendidas. Resumindo, é um sistema altamente complexo”, avaliou o secretário.

Segundo Oliveira, todo o esforço que está sendo feito na Sesa visa um melhor serviço direcionado aos usuários do SUS. Também lembrou que a questão do financiamento do sistema de saúde no país passa por uma grave crise. Para o secretário, o Governo Federal vem deixando cada vez mais essa conta nas mãos dos estados e dos municípios.

“Estamos vivendo um grande desafio, mas estamos aqui exatamente para encarar o problema. Se os problemas da gestão pública estão em nossas mãos, temos de resolvê-los”, frisou Ricardo de Oliveira.

O representante do Núcleo de Atenção à Saúde do Ministério Público, Cleto Pedrollo, também avalia o sistema de saúde como altamente complexo.

“Também vejo esse déficit de financiamento que prejudica complemente o sistema. Entretanto, acredito em ações. Acredito que os membros do CES têm importância fundamental nesse momento. O Ministério Público se preocupa, posso garantir, com vários pontos relacionados à saúde. E nos colocamos à disposição para ajudar a resolver esses entreves que afetam o setor”, afirmou Pedrollo.

O secretário executivo do CES, Alexandre Fraga, ressalta a importância da renovação na composição do Conselho. “Acho que a renovação é essencial é qualquer atividade. Quando entra um grupo novo, em um trabalho tão importante, a tendência é que as pessoas se sintam motivadas e se empenhem ainda mais para que seja feito um trabalho de destaque que venha ao encontro das necessidades dos usuários do SUS”, disse Fraga.  

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges

jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br

Juliana Rodrigues

julianarodrigues@saude.es.gov.br

Ana Carolina Stutz

anapinto@saude.es.gov.br

Juliana Machado

julianamachado@saude.es.gov.br

Álvaro Muniz

alvaromuniz@saude.es.gov.br

Texto: Álvaro Muniz

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-27

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard