07/02/2015 17h55 - Atualizado em 23/08/2016 16h57

Conto de escritor argentino em debate na Biblioteca Pública do Espírito Santo

A Biblioteca Pública do Espírito Santo vai sediar mais uma edição do projeto “Roda de leitura”, na próxima terça-feira (10), às 19 horas. Dessa vez, os participantes vão debater o conto curto “Continuidade dos parques”, do escritor argentino Julio Cortázar, extraído do livro “O jogo da amarelinha”.

O projeto “Roda de leitura” visa aproximar o leitor comum do texto literário. E para atingir esse objetivo, a Biblioteca Pública do Espírito Santo vai realizar, a cada 15 dias, uma nova edição, sempre debatendo contos de escritores de renome. A diretora do espaço de leitura, Rita de Cássia Maia, será a leitora guia. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.

 

Sobre Júlio Cortázar

 

Julio Florencio Cortázar, morto em 1984, foi um dos grandes nomes da literatura latino-americana. Formou-se Professor em Letras em 1935. Três anos depois, com uma tiragem de 250 exemplares, editou “Presencia”, livro de poemas, sob o pseudônimo "Julio Denis".

Aos 37 anos, Cortázar, por não concordar com a ditadura na Argentina, partiu para Paris (França), pois havia recebido uma bolsa do governo francês para ali estudar por dez meses, e acabou se instalando definitivamente. Trabalhou durante muitos anos como tradutor da Unesco e viveria em Paris até a sua morte. Teve uma relação de amizade com os artistas argentinos Julio Silva e Luis Tomasello, com os quais realizaria vários projetos conjuntos.

É considerado um dos autores mais inovadores e originais de seu tempo, mestre do conto curto e da prosa poética. Foi o criador de novelas que inauguraram uma nova forma de fazer literatura na América Latina. Seu livro mais conhecido é “Rayuela” (O jogo da amarelinha), de 1963, que permite várias leituras orientadas pelo próprio autor.

 

Serviço

Roda de Leitura - conto “Continuidade dos parques”, de Julio Cortázar

Data: 10/02 (terça-feira), às 19 h

Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo (Avenida João Batista Parra, 165, Praia do Suá/Vitória)

Entrada gratuita

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secult

Paula Norbim / Erika Piskac / Márcia Almeida

secultes.imprensa@gmail.com

comunicacao.secult.es@gmail.com

imprensa@secult.es.gov.br

Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627

Facebook: secult.espiritosanto

Twiter: @secult_ES


 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard