23/12/2015 11h00 - Atualizado em 08/08/2016 13h56

Corpo de Bombeiros comemora 103 anos

Em comemoração aos 103 anos do Corpo de Bombeiros, foi realizado um evento, na noite desta terça (22), no Quartel do Comando Geral, na Enseada do Suá, em Vitória. Estiveram presentes na cerimônia o governador Paulo Hartung; o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia; o comandante do 38º Batalhão de Infantaria, coronel Edson Hiroshi; o comandante da Escola de Aprendizes de Marinheiros, Capitão de Fragata Silvio Fernandes, entre outras autoridades civis e militares.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, em seu discurso, reconheceu o trabalho realizado pelos bombeiros militares nas ações de defesa civil em virtude da chegada da lama proveniente do rompimento da barragem em Mariana, Minas Gerais, no leito do Rio Doce e o apoio prestado aos municípios da região noroeste do Estado.

André Garcia também destacou o árduo combate que está sendo feito para preservar as reservas de Itaúnas e Sooretama, no Norte do Estado. “Nós estamos terminando um ano muito difícil e com grandes desafios que desde 2014 já se apresentavam, mostrando que teríamos dificuldades. E hoje (ontem) foi feito um balanço no qual obtivemos indicadores sobre o quanto trabalhamos com afinco para entregar bons resultados em 2015”, reforçou o secretário.

Em sua fala o comandante-geral, coronel Carlos Marcelo D’Isep Costa, reconheceu as dificuldades e desafios que o Estado do Espírito Santo atravessou em 2015, reforçando ainda a necessidade de um bom planejamento, criatividade e controle do orçamento. “A Corporação tem que continuar olhando para frente, planejando suas ações, traçando objetivos e metas que garantam cada vez mais o alcance da sua visão de ser reconhecida nacionalmente como uma instituição pública moderna, competente e de alta credibilidade”, frisou o comandante-geral.

Na ocasião foi entregue a Medalha da Defesa Civil Estadual, Medalha “General Castro”, ao governador do Estado, Paulo Hartung; e a primeira Carta Patente ao Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, Coronel Carlos Marcelo D’Isep Costa. Oficiais firmaram compromisso ao primeiro posto dos Oficiais e também foi realizada formatura de novos soldados.

Medalha da Defesa Civil Estadual

A entrega da comenda General Castro tem como objetivo distinguir personalidades civis ou militares, nacionais ou estrangeiras, e instituições civis ou militares, que tenham prestado relevantes serviços ao Estado e à comunidade capixaba, em assuntos de defesa civil.

Carta Patente

É o diploma confirmatório dos direitos, honras, vantagens, prerrogativas e deveres inerentes ao posto de Oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo, por ocasião do seu ingresso nos quadros do Oficialato, nos termos da legislação vigente.

Compromisso ao 1º Posto

O compromisso ao primeiro posto é o juramento solene realizado pelos militares que são nomeados a Oficial. O ato é realizado perante a Bandeira Nacional, onde o Oficial assume o compromisso com a Pátria que deverá honrar durante sua carreira militar.

Formatura dos Novos Soldados

Durante dez meses e meio, os 30 novos soldados participaram de várias atividades no curso de formação em período de tempo integral. A grade curricular contou com disciplinas como combate a incêndios urbanos e florestais, salvamento em altura, atendimento pré-hospitalar, resgate em regiões alagadiças, corte de árvores em risco, salvamento aquático e mergulho, atendimento a ocorrências envolvendo produtos perigosos e ações de defesa civil.

Além dos conhecimentos técnicos, também foram exigidos dos soldados o preparo intelectual e psicológico com o objetivo de preparar o futuro bombeiro militar para o desempenho das suas missões, especialmente aquelas que envolvem vítimas em situações de alto risco.

Os novos soldados estarão empregados em diversas atividades, tais como salvamento em alturas, atendimento pré-hospitalar, salvamento aquático e mergulho, atendimento a ocorrências de produtos perigosos, defesa civil, cursos e instruções, normalizações, vistorias, conscientização, palestras, atividades sociais, prevenção contra incêndio e pânico, combate a incêndio, especialmente na continuidade do Plano de Expansão.

Informações  à Imprensa

Relações Públicas