11/03/2016 11h45 - Atualizado em 12/07/2016 17h38

Corpo de Bombeiros realiza formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos

Na manhã desta sexta-feira (11), às 08h30, ocorreu a solenidade de formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, no Quartel do Comando-Geral, na Enseada do Suá, em Vitória. Realizado no período de 05 de outubro de 2015 a 11 de março de 2016, com carga horária de 672 horas aulas, visou capacitar o 1º Sargento para o exercício das funções inerentes à graduação de Subtenente e ao Quadro de Oficiais da Administração Bombeiro Militar.

Agora, os 41 sargentos auxiliarão as chefias do setor administrativo da Corporação no desempenho dos serviços, chefiarão as mais variadas guarnições de serviço operacional e serão o elo entre os oficiais e praças, facilitando a comunicação das ordens e cumprimento das missões a eles designadas.

Durante os cinco meses de curso os sargentos foram submetidos a uma extensa grade curricular, com diversas disciplinas, tais como: planejamento estratégico; gestão de suprimentos, ambiental, da comunicação organizacional, de recursos humanos e de rotinas administrativas; direito administrativo; processos investigativos e disciplinares; ética na administração publica; legislação e prática de analise de projetos; administração em Defesa Civil; e elaboração de projetos institucionais, planos operacionais e manuais técnicos.

Histórico – Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos

A malha curricular do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) foi construída com o objetivo de capacitar o 1º Sargento para o exercício das funções inerentes a graduação de Subtenente e ao Quadro de Oficiais da Administração Bombeiro Militar, por meio do aprimoramento e atualização de conhecimentos nas áreas de administração, procedimentos em operações bombeiro militar, gerenciamento de ações de defesa civil, com ênfase no cotidiano e práticas reflexivas sistematizadas no processo de integração de gestão em segurança pública.

De acordo com a Lei Complementar nº 321, de 17 de maio de 2005, modificada pela Lei Complementar nº 467, de 05 de dezembro de 2008, o 1º Sargento poderá chegar, ao final de sua carreira, ao posto de Capitão do Quadro de Oficiais da Administração Bombeiro Militar, por isso o CAS foi formatado de maneira a capacitar esse profissional para organizar, planejar, comandar e controlar o andamento das seções públicas, buscando o crescimento da rentabilidade e da produtividade e o controle dos resultados, em todas as áreas da Administração relativas ao cargo que poderá ocupar no CBMES.

Relações Públicas

Tenente Coronel Cardoso