Curso de Direitos Humanos e Sistema Prisional terá início na próxima semana
As aulas do curso de Direitos Humanos e Sistema Prisional, oferecido pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio do Programa de Humanização na Gestão Penitenciária, começarão na próxima segunda-feira (31) na Escola Penitenciária do Espírito Santo (Epen). Cinquenta e dois servidores foram selecionados para participar do curso por meio de uma prova, de caráter classificatório.
A aula inaugural foi realizada no dia 17 de outubro, no Palácio da Fonte Grande, e contou com a participação do vice-governador do Estado, César Colnago, além do diretor da Epen, Rodrigo Bernardo Ribeiro Pinto; do coordenador do Comitê Estadual de Prevenção e Erradicação da Tortura, Gilmar Ferreira de Oliveira, e da presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-ES, Verônica Cunha Bezerra.
Durante a aula, o público assistiu a apresentações de Felipe Moura de Andrade, servidor da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, e da militante de Direitos Humanos, Ana Maria Caracoche. O evento contou, ainda, com representantes da Defensoria Pública e da Universidade Federal do Espírito Santo.
O curso de capacitação em Direitos Humanos e Sistema Prisional terá carga horária de 180 horas, dividido em 23 encontros quinzenais, às segundas-feiras, com duração de oito horas.
Ao longo dos estudos, os servidores terão aulas de temas como Lei de Execução Penal, Criminologia, Políticas Públicas, Família, Diversidade e Espiritualidade e Segurança Prisional e Mediação de Conflitos.
O corpo docente do curso é formado por profissionais qualificados em diversas áreas do conhecimento, com titulações de Especialistas, Mestres e/ou Doutores.