16/11/2016 14h22 - Atualizado em 16/11/2016 14h24

Defesa Civil Estadual informa sobre danos causados pelas chuvas

A Defesa Civil Estadual, órgão pertencente ao Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, registra prejuízos em vários municípios capixabas devido a chuvas:

Apiacá: árvores caíram. Não houve vítimas.

Aracruz: alagamentos e deslizamentos de terra em três bairros. Não há registros de desalojados.

Baixo Guandu: um distrito chegou a ficar isolado após o transbordamento do Rio Mutum Preto, no Km 14 da Rodovia ES 164.

Cachoeiro de Itapemirim: 36 famílias precisaram ser desalojadas, sendo que oito bairros foram afetados por enxurradas.

Domingos Martins: árvores caíram. Não houve vítimas.

Ecoporanga: queda de muro da Escola Estadual PIO XII, que danificou o veículo de um morador vizinho.

Guarapari: duas ocorrências de quedas de muros.

Itarana: dois deslizamentos em estradas do interior. O município já normalizou a situação.

João Neiva: alagamentos e inundações em diversos pontos da cidade, principalmente no Centro, cortado pelos Rios Clotário e Piraqueaçu, sendo que o nível do último passou de quatro metros. Rupturas em calçamento e deslizamentos de terra.

Acumulados de chuva

Segundo os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN), os municípios com mais chuva acumulada nas últimas 24 horas são: Aracruz (91mm), João Neiva (89mm), Ibiraçu (59mm), Santa Teresa (50mm), Ecoporanga (35mm), Fundão (30mm).

Alertas de chuva

INCAPER

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), a quantidade expressiva de chuva ocorrida desde o último dia 12 desestabilizou geológica e hidrologicamente algumas áreas do Estado, provocando, assim, diversos transtornos. Recomenda-se um estado de observação para os próximos dias, conforme segue:

Entre esta quarta (16) e esta quinta-feira (17), a previsão é de pancadas de chuva moderadas em áreas isoladas do Estado, com maiores chances a partir da tarde.

Da sexta-feira (18) para a manhã do sábado (19), a chuva deve ser intensificada, provocando acumulados significativos em trechos do Espírito Santo, acompanhada de rajadas de vento e trovoadas. Não se descarta uma eventual queda de granizo, exceto nas cidades da Grande Vitória, do Litoral Sul e do Litoral Norte.

CEMADEN

O Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres (CENAD), pertencente à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC/MI), enviou alertas reportando risco moderado  de movimento de massa nos municípios de Santa Maria de Jetibá, Viana, Cariacica, Fundão, Santa Leopoldina, Aracruz, Governador Lindenberg, Colatina, Vitória, Vila Velha, Marilândia, João Neiva, Ibiraçu, Serra, Rio Bananal e Rio Novo do Sul. Equipes das Defesas Civis Municipais estão avaliando a extensão dos danos e dando o suporte à população.

De acordo com o CEMADEN, a previsão meteorológica é de chuva no decorrer do dia em grande parte do Espírito Santo. Em algumas localidades podem ocorrer pancadas de chuva com intensidade moderada a forte. A possibilidade de abertura, manutenção ou atualização de alertas de risco geo-hidrológicos é ALTA, devido aos acumulados pluviométricos das últimas 48 horas e à continuidade de chuvas na região.

Orientações

• Em casos de chuvas fortes o mais importante é proteger a sua vida e de seus familiares. Encaminhe-se imediatamente para um lugar seguro;
  • Fique atento a movimentações de terra. Trincas no chão, inclinação de cercas, postes e árvores podem indicar o início de um deslizamento. Abandone imediatamente sua casa e procure um local seguro;
  • Se houver muita infiltração na casa e acontecer rachaduras nas paredes ou escutar algum barulho estranho, abandone sua residência;
  • Tenha sempre em mãos os telefones da Defesa Civil de seu município;
  • Em caso de emergências, ligue para o Corpo de Bombeiros. O telefone é o 193;
  • Evite as áreas alagadas. Terrenos acidentados, buracos e bueiros abertos, assim como fiação elétrica exposta podem causar acidentes graves;
  • Ao término da enchente, busque orientação da Defesa Civil sobre o retorno para sua residência. É necessário limpar os locais atingidos por água e lama;
  • Se a sua residência foi destruída durante a enchente, não retorne a construir no mesmo lugar, porque cedo ou tarde ocorrerá um novo desastre.

No site da Defesa Civil Estadual (www.defesacivil.es.gov.br) estão disponíveis todos os contatos das Defesas Civis Municipais.