19/03/2015 15h31 - Atualizado em 22/08/2016 15h33

Desenhos e gravuras de Attílio Colnago até domingo no Palácio Anchieta

Mais de 13 mil pessoas já visitaram a exposição "O Encantado: pinturas, desenhos e gravuras de Attílio Colnago", que segue em cartaz até o próximo domingo (22), no salão principal do Palácio Anchieta, no Centro de Vitória. Com a curadoria de Paulo de Barros, a mostra visa a efetivar um encontro especial do público com um conjunto de pinturas, desenhos, gravuras e objetos produzidos pelo artista. A entrada é gratuita.

Com o objetivo de apresentar um leque da produção do artista, desenvolvida nos últimos 30 anos no Espírito Santo, a mostra trata de uma seleção de obras que permite levar ao público o contato com os diferentes recursos técnicos e os distintos elementos que formam seus desenhos e pinturas.

Paulo de Barros destaca que a exposição conseguiu atrair um grande número de universitários. “Para nós é uma surpresa saber que cerca de 40% dos visitantes é formado por acadêmicos, público não muito frequente nas mostras capixabas. É bom ver o interesse deles pelo trabalho de um artista local”, declara o curador.

A obra de Attílio leva o espectador a reconhecer e passear pelas referências utilizadas pelo artista e tentar decifrá-las. Quando se apropria de obras de outros artistas, Colnago insere sua própria interpretação, anseios e conflitos de seu momento presente. Isso não acontece de maneira óbvia e evidente, e é preciso entender o sentido das novas representações que ele dá a essas referências.

O artista

Com múltipla formação nos campos das artes plásticas, restauração e educação, um dos artistas mais respeitados desse meio e que nos últimos anos tem sido objeto de pesquisas historiográficas, de publicações e catalogação de suas obras, Attílio Colnago é cidadão de São Domingos do Norte (1955), graduado em Artes Plásticas (Universidade Federal do Espírito Santo, 1977), especialista em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis: Pintura de Cavalete e Esculturas Policromadas sobre Madeira (Universidade Federal de Minas Gerais, 1989) e mestre em Teoria da Arte, área de Patrimônio e Cultura (Ufes, 2011).

 

Visite a exposição

Até: 22 de março

Terça a sexta, das 8h às 17h

Sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h

Local: Espaço Cultural Palácio Anchieta (Praça João Clímaco, s/nº, Cidade Alta, Centro, Vitória)

Entrada gratuita

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secult Paula Norbim / Erika Piskac / Márcia Almeida secultes.imprensa@gmail.com comunicacao.secult.es@gmail.com imprensa@secult.es.gov.br Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627 Facebook: secult.espiritosanto

Twiter: @secult_ES

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard