Dia da Família na Escola: famílias participam de atividades escolares nesta sexta-feira (21)
Como forma de mostrar que estar presente na vida escolar dos alunos é fundamental, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) estabeleceu o Dia da Família na Escola, no calendário das escolas públicas estaduais. Nesta sexta-feira (21) as famílias compareceram em peso nas unidades escolares, onde puderam assistir a apresentações teatrais, musicais, oficinas, palestras, gincanas e muito mais.
Segundo o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, quando todos estão envolvidos, quem sai ganhando é o aluno. “Só a escola não dá conta de educar, uma das asas da educação é a família. Esse trabalho desenvolvido pelas escolas é muito importante, pois além de fortalecer o relacionamento pais e filhos, cria esse elo entre as famílias e a escola, mostrando o papel de cada um na formação das crianças e jovens, os ajudando a terem mais oportunidades”, afirmou.
Evanilde Silva compareceu a Escola Marinete de Souza Lira, na Serra, onde o filho, Maycon Silva, estuda. “Me emocionei muito com a apresentação do meu filho. Ele estava feliz e empolgado, adora a escola e eu também. Acho que as apresentações foram preparadas com muito carinho para todos nós”, contou Evanilde.
O objetivo das ações é que as famílias participem mais das atividades escolares dos alunos. O Dia da Família na Escola é um espaço de conhecimento, que possibilita às famílias o envolvimento, o acompanhamento do desempenho escolar de seus filhos e a participação das produções acadêmicas. Além de fortalecer o relacionamento entre pais/responsáveis e filhos, promovendo diálogo, orientando o processo educativo e trocando experiências.
“Esse dia é muito especial, pois é a apropriação da família do universo escolar. É uma chance do aluno dividir este pertencimento com os pais”, disse a diretora da Escola Marinete de Souza Lira, Graziely Ameixa.
Neste ano, dois dias letivos, 14 de abril e 21 de outubro, foram instituídos no calendário chamados de “Dia da Família na Escola”, voltados para a participação dos pais ou responsáveis nas escolas.
O aluno Éverton Frankilin, também da Escola Marinete, falou sobre a ação. “Essa é uma forma das famílias conhecerem nossa escola, nossos trabalhos, e de apresentar aos nossos pais um pouco do que fizemos aqui”, disse.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Sedu
Vivian Camargo / Flávia Zambrone
(27) 3636-7705 / 7706 / 7707 / 99703-7815
vbcamargo@sedu.es.gov.br / fpzambrone@sedu.es.gov.br