01/10/2015 16h23 - Atualizado em 12/08/2016 17h00

Dia de Campo sobre pecuária de leite em Mucurici e Ponto Belo

Melhoramento genético do rebanho, produção intensiva de leite a pasto, irrigação de pastagem e crise hídrica foram temas do Dia de Campo sobre pecuária de leite, realizado em Mucurici. Participaram cerca de 100 pessoas, entre produtores rurais, autoridades municipais, representantes de empresas parceiras, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Montanha e técnicos locais.

A parte de melhoramento genético foi abordada pelo gerente de agropecuária, aquicultura e pesca da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Pedro Carlos Cani. Ele deu explicações sobre genética animal associada a importância de fatores abióticos e bióticos, planejamento e preparo de comida para todo o rebanho em épocas de seca, identificação dos melhores animais a partir do controle leiteiro, importância do grau de sangue, alimentação, estresse térmico, critérios de cruzamento e seleção animal.

“O objetivo é instruir o proprietário para que ele tenha uma vaca de alta produção, sadia, bem alimentada e adaptada ao clima onde ela vai viver”, relembrou Cani.

De todas as explicações que o gerente da Seag deu aos presentes, ele citou uma situação bem comum e que deve ser repensada. De acordo com Cani, “uma pessoa pode ter uma vaca holandesa pura em sua propriedade, mas o animal pode ter estresse calórico uma vez que é uma vaca de clima frio e, devido a isso, come menos e produz menos”, lembrou Cani, já que o clima de Mucurici é tropical.

A produção intensiva de leite a pasto foi abordada pelo zootecnista e extensionista do escritório local do Incaper em Ecoporanga Lázaro Raslan. Ele falou sobre a importância da análise de solo na implantação das pastagens, a utilização de sementes de boa qualidade, o plantio em áreas de morro e a importância e os benefícios do plantio direto no estabelecimento de pastagens. Raslan também apresentou experiências de sucesso de algumas propriedades nos municípios de Ecoporanga, Conceição da Barra e Barra de São Francisco.

As explicações referentes ao uso sustentável da água na irrigação de pastagem foram repassadas pelo extensionista do escritório do Incaper em São Gabriel da Palha João Luís Perinni. A conservação e a recuperação de nascentes foi o primeiro enfoque da palestra, seguido da construção de caixas secas, barragens e da importância do manejo e uso racional da irrigação pelos produtores.

Com o apoio da Prefeitura e orientação dos técnicos do Incaper, foi realizada a construção de caixas secas ao lado do sindicato, na propriedade do sr. Adimilson Wagmacker. O técnico do escritório do Incaper de Ponto Belo Enésio Francisco, explicou sobre a construção e o princípio de funcionamento dessa estrutura.

As caixas secas são estruturas de captação e armazenamento temporário da água das chuvas no solo e que serviram para demonstrar aos produtores a importância de sua utilização nas propriedades rurais.

O evento aconteceu no Sindicato Rural de Mucurici e Ponto Belo e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Mucurici, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mucurici e Ponto Belo e do escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) dos dois municípios.

Gerência de Comunicação Social da Seag
Daniel Simões
(27) 98849-9814/ (27) 3636-3700
Assessoria de Comunicação da Seag (Assessoria de Comunicação do Incaper, Idaf, Ceasa)