24/11/2016 16h43 - Atualizado em 24/11/2016 16h45

Direitos Humanos promove debate sobre racismo institucional

Na manhã desta quinta-feira (24) a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) promoveu a palestra: “Diálogos sobre Inclusão Social: enfrentamento às discriminações e ao racismo institucional”. O evento foi realizado no auditório do Palácio Fonte Grande, no Centro de Vitória, e reuniu servidores públicos do Estado.

O objetivo foi debater o racismo institucional que ocorre dentro de organizações públicas e privadas, promovendo a desigualdade baseada na raça. Para a assistente social e palestrante, Meyrieli de Carvalho Silva, nossa sociedade ainda hoje tem dificuldades em reconhecer, identificar e abordar este assunto, que, no entanto, precisa ser amplamente debatido e combatido.

O racismo institucional, especialmente, refere-se a práticas que colocam o grupo vitimizado em constante posição de desvantagem em relação ao grupo dominante na sociedade, e isso se reflete em diversas áreas, como educação, emprego, oportunidade de carreira, habitação e saúde. Para Meyrieli, além de combater essa prática é preciso que haja políticas públicas para garantir os direitos de quem sofre essa discriminação.

Meyrieli de Carvalho Silva

Assistente social, graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Pós-graduada em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Ufes e Especialista em Atendimento Integral à Família pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Tem atuação profissional em Proteção Social Básica e em Proteção Social Especial, atendimento a famílias e indivíduos em vulnerabilidade social.  Atualmente faz parte do Instituto Das Pretas e realiza Consultoria para o UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas, agência da ONU que desenvolve ações para juventude e saúde reprodutiva das mulheres). Desenvolve também pesquisa para a Fundação Carlos Chagas e para a FLACSO (Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais) sobre organizações do movimento negro.

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard