Diretores do Incaper visitam a Embrapa Mandioca e Fruticultura
Diretores do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) estiveram na Embrapa Mandioca e Fruticultura, em Cruz das Almas, Bahia. As duas instituições mantém uma parceria há várias décadas, mas não chegaram a efetivar um convênio.
“Foi uma visita histórica. Além da troca de experiências, direcionamos a assinatura de um termo de cooperação técnica, fazendo da Embrapa Mandioca e Fruticultura uma aliada nos nossos arranjos produtivos. O Incaper vai trazer todo o conhecimento da Embrapa para o Espírito Santo, nos moldes do que já foi feito com a cafeicultura”, disse Wanderley Stuhr, diretor-presidente do Incaper. O diretor-técnico do Instituto, Lúcio Herzog De Muner, também participou da visita.
“Foi um diálogo muito franco de ambos os lados que, temos confiança, abriu o caminho para o fortalecimento das parcerias em pesquisa com fruticultura e mandioca, com a boa perspectiva do estabelecimento de um convênio em 2016”, disse Domingo Haroldo Reinhardt, chefe geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura.
Entre os temas discutidos, esteve a troca de experiências e materiais genéticos principalmente nas culturas de abacaxi, banana, maracujá, mamão e citros. A expectativa é de que equipes técnicas do Incaper visitem a Embrapa para aprimorar os conhecimentos nas diversas áreas da fruticultura. A estrutura do Incaper, como fazendas e laboratórios, será disponibilizada para a Embrapa. A visita foi facilitada por Dimmy Herllen Silveira Gomes Barbosa, superintendente do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Espírito Santo.
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves de Abreu, Tatiana Caus e Vanessa Capucho
Texto: Juliana Esteves de Abreu
Telefones: (27) 3636-9868