19/08/2015 15h40 - Atualizado em 17/08/2016 14h38

Escola Dylio Penedo promove “1° Mostra Cultural de Física”

Os alunos do 1° ao 3° ano do ensino médio da Escola Dylio Penedo, localizada em Jacupemba, Aracruz, realizaram a “1ª Mostra Cultural de Física”.  O tema foi “Abordagem investigativa no ensino da Física com o auxílio dos dispositivos móveis”.  

O evento foi idealizado pelo professor Fabrício Antunes, que desenvolveu aulas investigativas que focam na aprendizagem da Física, onde o aluno pode ter a sensação de ser um pesquisador. Para isso, eles fizeram pesquisas com tablets, smartphones e notebooks.

“A proposta é fazer com que o ensino da Física se torne mais qualitativo, a partir do momento em que os alunos se tornam agentes participativos do processo de aprendizagem”, explicou Fabrício.

Ao longo do primeiro semestre os alunos abordaram o tema proposto de diferentes maneiras. Os estudantes do 1° ano trabalharam o campo da diversidade do meio ambiente. Como resultado, foi criada uma revista com 30 ideias de como cuidar da natureza. O 2° ano montou um livreto ilustrado com fotos dos próprios alunos em ação no laboratório. Já o 3° ano desenvolveu um jornal com as teorias da Física, onde cada aluno ficou responsável por pesquisar uma pauta e montar uma matéria. Além disso, foi criado um grupo no WhatsApp para compartilhar os textos criados.

Segundo o professor Fabrício, as atividades contribuem para que o aluno possa fazer as provas do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Eles adquirem mais informações sobre as teorias da Física com essa prática de ensino”, contou.

 

Assessoria de Comunicação / SEDU
Vivian Camargo / Flávia Zambrone / Fernanda Xavier
vbcamargo@sedu.es.gov.br / fpzambrone@sedu.es.gov.br / faxtamara@sedu.es.gov.br
Texto: Mayara Vasconcelos

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard