Escola Viva de Cachoeiro desenvolve projeto sobre a cultura capixaba
Exaltando a cultura e o folclore capixaba, o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Francisco Coelho Ávila Júnior (Escola Viva), de Cachoeiro de Itapemirim, proporcionou aos estudantes das turmas de 7º anos e a turma de Atendimento Educacional Especializado (AEE), o projeto “Escola Viva e o Magulejo”.
Voltada ao campo de Linguagens e Códigos, as atividades tiveram como objetivo destacar a identidade, cultura e arte do Estado, e despertar a leitura e a escrita, além de proporcionar aos alunos a vivência com as obras de escritores e artistas plásticos da região.
O projeto foi trabalhado durante todo o trimestre, com atividades que desenvolveram a pintura, desenhos, leitura e também a escrita, baseadas das obras “Magulejo” do artista plástico e escritor Wilson Ferreira, e “O universo mágico das Folias de Reis” da escritora Rosângela Venturi Bastos.
“Aplicando o significado do termo Magulejo pude de forma clara explicar que em nosso Estado não existe uma identidade definida e nessa confusão rica e mista surge a própria identidade. Magulejo é o termo criado pelo artista Wilson Ferreira para denominar a identidade de nosso povo”, explicou a professora de Arte e Protagonismo, Michelle Nasr.
A professora de Língua Portuguesa, Margareth Campos, destacou a visita da escritora. “Convidamos a escritora Rosângela que nos presenteou com uma manhã maravilhosa de bate papo na biblioteca da escola. Os alunos tiveram a oportunidade de dialogar sobre a obra”.
Para a professora Michelle, esses encontros foram muito importantes. “Foi muito positivo e também muito impressionante esse contato que os alunos tiveram com os autores das obras que haviam sido estudadas durante as aulas”.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Sedu
Vivian Camargo / Flávia Zambrone
(27) 3636-7705 / 7706 / 7707 / 99703-7815
vbcamargo@sedu.es.gov.br / fpzambrone@sedu.es.gov.br
Texto: Paula Nogarolli