22/02/2016 15h00 - Atualizado em 14/07/2016 17h17

Escola Viva: estudantes participam de acolhimento na primeira semana de aulas

Uma programação especial, com atividades didáticas para apresentação da metodologia e início da construção dos projetos de vida, foi elaborada na primeira semana de atividades das unidades da Escola Viva de São Pedro, Serra, Muniz Freire, Ecoporanga, Vila Velha e Cachoeiro de Itapemirim. Estudantes, equipes escolares e as famílias participaram das ações.

Em todas as unidades, os alunos são divididos em grupos por ordem alfabética, onde cada turma tem um dia e meio de atividades. Nesse processo, eles vão trocando experiências, debatendo sobre as disciplinas eletivas e conhecendo o local onde irão estudar.

O estudante Luiz Gustavo Santaé Pauletti, da 1ª série do Ensino Médio, que trocou a escola particular para estudar na Escola Viva São Pedro, falou sobre sua experiência. “Achei a proposta que eles trouxeram bem diferente. No ano passado, no primeiro dia de aula, tive apenas que copiar a matéria para me preparar para a prova. Aqui, a didática é bem diferente, mais dinâmica e divertida. Os professores foram bem simpáticos”, destacou.

No período de 15 a 18 de fevereiro, o acolhimento foi realizado com os calouros na parte da manhã e com os estudantes veteranos na parte da tarde. Na sexta-feira (19), o evento continuou com uma interação entre todos os alunos. Durante o acolhimento, eles têm a oportunidade de conhecer como a escola vai funcionar e traçar seus projetos de vida.

A aluna Melissa Dias Bessa, da 3ª série do Ensino Médio, começou a construir seu projeto de vida na Escola Viva São Pedro. Ela está participando do acolhimento e já conheceu alguns de seus futuros colegas de classe. “Sou de Minas Gerais e estudava na Escola Estadual Santos Drummond, em Belo Horizonte. Quando vim pra cá não conhecia a Escola Viva, mas como minha mãe me matriculou achei legal passar por essa experiência. Vejo que aqui terei muitas oportunidades e, como estou em meu último ano, quero abraçar todas as chances possíveis. Espero que a escola possa me preparar também para o Enem”, concluiu.

A coordenadora pedagógica Eliana Bravim, da Escola Viva São Pedro, ressaltou que na última sexta-feira (19), os alunos tiveram uma aula especial. “Na primeira semana tivemos duas programações. A primeira foi o acolhimento dos calouros, onde todos os novos alunos passaram por um processo para entender o conceito trabalhado na Escola Viva. A outra programação aconteceu com os veteranos, que também passaram por um momento de acolhimento diferenciado, retomando certos conceitos que estudaram no ano passado e que serão utilizados durante esse ano. Na sexta, aconteceu o encontro entre calouros e veteranos. Os estudantes estavam muito ansiosos por isso, pois é justamente o momento em que estabelecem o vínculo de amizade e compartilhamento de conhecimentos e experiências”, explicou. 

Escola Viva

Mais do que uma escola em tempo integral, a Escola Viva é um novo modelo de Ensino Médio em turno único, que traz inovações pedagógicas e de gestão, orientando o jovem a ser protagonista e a construir seu projeto de vida.

Além da estrutura diferenciada e do currículo inovador, na Escola Viva os profissionais terão dedicação integral e o tempo que o aluno permanece na escola será de 9 horas e 30 minutos. A carga horária será das 7h30 às 17 horas, sendo 1h20 minutos para o almoço e dois intervalos de 20 minutos para o lanche, ofertados dentro da escola.

Oferecendo aproximadamente quatro mil vagas para estudantes de várias regiões do Espírito Santo, o Programa Escola Viva está sendo ampliado para proporcionar um leque de oportunidades para os jovens capixabas. Em 2016, novas unidades foram implantadas nos municípios de Serra, Muniz Freire, Ecoporanga, Vila Velha e Cachoeiro de Itapemirim e já estão em funcionamento. Além da ampliação do número vagas na primeira unidade de Vitória.

Duas das novas unidades do Programa, localizadas em Vila Velha e Cachoeiro de Itapemirim, trazem uma novidade: contemplam também vagas para o Ensino Fundamental. Nessas escolas, serão ofertadas vagas para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Na Escola Viva, um conjunto de inovações é proposto para os estudantes: avaliação diagnóstica/nivelamento; disciplinas eletivas; salas temáticas; ênfase práticas em laboratórios; tecnologia de gestão educacional; tutoria; aulas de projeto de vida; aulas de práticas e vivências em protagonismo; aula de estudo orientado; aprofundamento de estudo (preparação acadêmica/mundo do trabalho).

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação / SEDU

Vivian Camargo / Flávia Zambrone

vbcamargo@sedu.es.gov.br/ fpzambrone@sedu.es.gov.br

Tel.: (27) 3636-7705/ 3636-7706/ 99703-7815

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard