Escola Viva: jovens ganham festa em comemoração aos 15 anos
Muitas meninas sonham em chegar aos 15 anos e poder contar com uma linda festa. Foi com o intuito de realizar esse sonho, que duas professoras da Escola Viva Joaquim Beato, da Serra, idealizaram, a partir da disciplina eletiva “De Repente 15”, uma festa para os estudantes que escolheram participar da matéria.
“Em julho deste ano ousamos sonhar em produzir uma festa de 15 anos para meninas e meninos da escola. Não mais uma festa na escola, durante o horário escolar, mas sim uma festa como todos sonharam em ter um dia, em um cerimonial, com roupa e sapato de festa”, contou a professora Gizeli Gomes Rosa.
Durante as aulas, ministradas pelas professoras Gizeli e Vaneska Godoi de Lima, foi discutido o rito de passagem da adolescência e o significado da juventude e do jovem na sociedade atual, padrões de beleza e autoestima. Além disso, os alunos aprenderam a planejar e coordenar o trabalho de um evento, e tiveram aulas de dança.
Ainda segundo a professora Gizeli, foi realizada uma campanha na unidade, para que todos pudessem ajudar. “Fizemos uma campanha para doação de vestidos e sapatos de festa para as meninas, no que fomos prontamente apoiadas. Professores e funcionários compraram ingressos para irem à festa, enfim, recebemos um apoio quase incondicional à causa”.
Com o apoio da comunidade e de empresários locais, o sonho será realizado. A festa acontecerá nesta sexta-feira (25), às 20 horas, no cerimonial Chácara Maria, localizado na Serra.
Escola Viva
Mais do que uma escola em tempo integral, a Escola Viva é um novo modelo de Ensino Médio em turno único, que traz inovações pedagógicas e de gestão, orientando o jovem a ser protagonista e a construir seu projeto de vida.
A Escola Viva possui um currículo diversificado, com organização curricular flexível. O currículo escolar conta com as disciplinas obrigatórias (Português, Matemática, Química, Física e etc.) e também eletivas, em que os estudantes escolhem de acordo com seu interesse e aptidão. A escola disponibiliza um rol de disciplinas eletivas com temas como Cinema, Teatro, Robótica, entre outras disciplinas, oferecidas semestralmente.
Além da estrutura diferenciada e do currículo inovador, na Escola Viva os profissionais possuem dedicação integral e o tempo que o aluno permanece na escola é de 9 horas e meia. A carga horária é das 7h30 às 17 horas, sendo 1 hora e 20 minutos para o almoço e dois intervalos de 20 minutos para o lanche, ofertados dentro da escola.
O programa Escola Viva possui um conjunto de inovações: acolhimento aos estudantes, às equipes escolares e às famílias; avaliação diagnóstica/nivelamento; disciplinas eletivas; salas temáticas; ênfase prática sem laboratórios; tecnologia de gestão educacional; tutoria; aulas de projeto de vida; aulas de práticas e vivências em protagonismo; aula de estudo orientado; e aprofundamento de estudo (preparação acadêmica/mundo do trabalho).
O Programa de Escolas Estaduais de Ensino Médio em Turno Único, denominado “Escola Viva”, foi instituído pela Lei Complementar Nº 799.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / SEDU
Vivian Camargo/ Flávia Zambrone
vbcamargo@sedu.es.gov.br/ fpzambrone@sedu.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-7705/ 3636-7706/ 99703-7815