Escolas estaduais promovem atividades culturais com o tema Olimpíada
O clima da Olimpíada Rio 2016 invadiu as escolas estaduais capixabas. Em Itarana, na Região Serrana do Estado, o espírito olímpico deu o tom do Festival Cultural de Inverno, realizado pela Escola Alto Jatibocas.
Segundo a diretora da unidade, Luzineti Marquez Coan, no espaço escolar cada membro tem uma forma de pensar e agir e todos devem ser respeitados em suas crenças, valores, saberes e opiniões, assim como em uma competição esportiva envolvendo vários países com culturas diferentes, como a Olimpíada.
“Este ano o nosso festival teve como tema ‘Olímpiada: nossa escola é ouro’. Sabemos que todo o debate em torno da Olimpíada Rio 2016, os prós e contras, mas não podemos deixar de ver esse momento como único para o nosso país e para o mundo. A escola, de forma diversa, precisa estar atenta aos valores que a circundam e se fazer presente como mantenedora e valorizadora do passado, da contemporaneidade para que no futuro, a história mostre com significância esse tempo vivido”, disse Luzineti.
O projeto envolveu toda comunidade escolar. Foram selecionados alguns países dentre os participantes da Olimpíada, cada turma assumiu um país, com os professores coordenadores, para apresentação de pesquisa, debate e representação do estudo em forma de maquetes, cartazes, réplicas, danças e teatro.
A abertura do festival contou com a tocha olímpica montada por alunos e professores, deusas gregas, além de flores que foram distribuídas pelos alunos às famílias, para representar a importância da preservação do meio ambiente.
“Essa ação alcançou o objetivo, que foi unir escola e família num aprendizado constante, que vai além do esporte e da cultura, um trabalho que levou o aluno a viajar além de seus horizontes que o integra a um planeta que é tão diverso e ao mesmo tempo tão comum”, completou a diretora.
Escola Francelina Carneiro Setúbal
A Escola Francelina Carneiro Setúbal, localizada em Vila Velha, também organizou uma Mostra Cultural com o tema “Olimpíadas”. A atividade faz parte das ações do Programa Jovem de Futuro.
Para a Mostra foram montados 18 estandes, sob a coordenação da área de Ciências Humanas. Cada estande abordou um tema específico ligado à Olimpíada.
A pedagoga Jocilene Gadioli de Oliveira contou como foi o momento. “Neste dia recebemos os pais dos nossos alunos, responsáveis e a comunidade do entorno. Foi um momento muito gratificante para a nossa escola”.
Escola Professora Anna Gomes
Na Serra, um “desfile escolar” foi organizado pela Escola Professora Anna Gomes, que contou com a participação de todos os alunos. A ação foi uma forma de prestigiar o evento mundial da Olimpíada e da Paraolimpíada 2016, com representação das modalidades olímpicas.
O desfile foi uma das ações do projeto "Olimpíada Rio 2016 - Viva sua paixão!", em que foram desenvolvidas ações em sala de aula direcionadas pelas pedagogas Fabricia Rezende e Carla Cristina, que contemplaram as diversas áreas de conhecimento, como atividades da história das olimpíadas, estudos sobre alguns países participantes, regras das modalidades olímpicas e pesquisas de opinião com gráficos e tabelas, trabalhos na disciplina de Arte.
O desfile escolar contou com bandeiras dos países participantes da Olimpíada 2016, tocha e com os alunos caracterizados. Logo após o desfile, aconteceu o início da gincana esportiva com campeonatos de futebol e queimada, além de outras brincadeiras que envolveram todos os alunos. Os vencedores foram premiados com medalhas.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Sedu
Vivian Camargo / Flávia Zambrone
(27) 3636-7705 / 7706 / 7707 / 99703-7815
vbcamargo@sedu.es.gov.br / fpzambrone@sedu.es.gov.br