05/08/2015 11h00 - Atualizado em 17/08/2016 16h43

Escolas mantêm ações do Poupe na Rede

As escolas estaduais continuam desenvolvendo projetos voltados para as propostas do “Poupe na Rede”. A ação, da Secretaria de Estado de Educação (Sedu) em parceria com a Cesan, tem o objetivo de promover o uso racional da água nas escolas por meio de atividades multidisciplinares que visam à educação ambiental.

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Cândido Marinho, apresentaram o projeto “Água: até quando?”. Com exposição de maquetes, produzidas em sala de aula, os estudantes mostraram a importância do Rio Doce e da utilização da água da chuva nas casas e nas lavouras.

Também foram exibidas danças, com a música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes, e cantadas paródias sobre o assunto. Destaque para o coral dos alunos da 6ª etapa da EJA, que emocionou os participantes. Coordenado pela professora de Língua Portuguesa, Marinete Bruno, o coral cantou músicas relacionadas com o tema “água”.

Nos meses que antecederam as apresentações dos trabalhos, os alunos participaram de atividades que colaboraram para a reflexão sobre a preservação dos recursos hídricos. Foi realizada uma visita ao Planetário, localizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), para assistir à sessão “A Terra - conhecendo o nosso planeta”, além disso, a palestra do biólogo e ambientalista, Sebastião Alves, acrescentou mais informações.

A pedagoga Ieda Maranhão explicou a importância das atividades realizadas. “A maioria dos alunos são adultos, mas todos participaram com muito interesse e se sentem parte importante na luta pelo bem do planeta. Tentamos passar bastantes informações para que eles possam praticar em casa e pregar a conscientização”, destacou

Rio Una

Em Guarapari, os alunos do ensino fundamental, da Escola Celita Bastos Garcia estão realizando várias ações voltadas para a preservação do Rio Una, que corta a comunidade onde a escola esta localizada. No local, é despejado o esgoto de alguns moradores.

Para que eles tivessem mais informações sobre as necessidades e a importância da preservação, a ONG Força Verde doou materiais sobre as áreas com maior degradação e poluição em Guarapari.

Juntamente com a professora, os estudantes visitaram as casas que ficam próximas ao Rio e aplicaram um questionário de investigação sobre o consumo de água feito por amostragem. Além disso, um grupo de biólogos do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha foi até a escola para conversar sobre a vida do rio, que recentemente esteve na mídia com a notícia das inúmeras mortes de peixes causada pela poluição.

Segundo o pedagogo Carlos Lúcio Simões Vaillante, a preocupação da escola é promover ações relacionadas à preservação da água, atendendo todos os requisitos de uma educação de qualidade voltada para a cidadania. “Temos a certeza de que estamos colaborando para que as próximas gerações possam usufruir da natureza. O nosso esforço será visto no futuro, onde teremos o grande prazer em dizer: eu ajudei a manter vivo o Rio Una”, declarou.

Nos próximos meses, a escola colocará em prática o “Comitê Águas do Una”, que realizará reuniões para debater, junto aos órgãos competentes, a garantia de medidas que favoreçam a população. A escola também está concluindo o “Jornal do Rio Una”, que trará informações reais sobre a necessidade de poupar a água.

Assessoria de Comunicação / SEDU
Vivian Camargo / Flávia Zambrone / Fernanda Xavie