Estado atrai empresas atacadistas e distribuidoras
Um ambiente de negócios com programas fortes de incentivo, equilíbrio fiscal e segurança tributária aliado à localização estratégica e à boa infraestrutura logística. Essas vantagens competitivas do Espírito Santo estão chamando a atenção de empresas interessadas em implantar centros de distribuição no país.
Nesta semana, o Governo do Estado teve a confirmação de que cinco empresas decidiram se instalar na Grande Vitória e mais outros cinco empreendimentos estudam a vinda para o solo capixaba. A boa notícia veio após a participação do governador Paulo Hartung e do secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, na abertura do Encontro Nacional da Cadeia de Abastecimento (Enacab), em São Paulo, no início da semana.
Durante o encontro, Hartung ressaltou a importância do segmento para a economia nacional e destacou a política capixaba de atração das empresas atacadistas e distribuidoras. “O Espírito Santo está de braços abertos para as empresas que quiserem se instalar e investir no Estado”, disse.
A vinda dos centros de distribuição, destaca o secretário José Eduardo Azevedo, irá fortalecer a cadeia produtiva capixaba. “É um setor que vinha crescendo, teve uma perda significativa com o fim do Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias (Fundap) e agora começa a se recompor. A vinda desses empreendimentos é um incentivo para continuarmos a investir em estrutura logística”, afirmou.
Empregos e investimento
De acordo com Idalberto Moro, presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades), as cinco empresas que confirmaram vinda para o Estado vão investir, aproximadamente, R$ 5 milhões e gerar, ao todo, cerca de 250 empregos diretos e indiretos. A expectativa é que elas entrem em operação ainda este ano.
“A fala do governador e a sua participação no Enacab foram fundamentais para que empresas que já estavam estudando a vinda para cá tomassem a decisão. Foi decisiva também para que outras olhassem para o Espírito Santo de forma diferente como opção para investir”, ressaltou Moro.
Empreendimentos confirmados:
Oncoprod - Distribuidora de vacinas. Vai começar as operações em setembro.
Panpharma - Terceira maior Distribuidora de medicamentos. Vai centralizar as operações pelo ES.
Drogacenter - Quarta distribuidora de medicamentos. Vai começar as operações no ES a partir de setembro.
Kanechon - Indústria de Cosméticos vai implantar um Centro de Distribuição no ES para atender o Brasil.
Centerplex - Rede de salas de cinema. Vai montar centro de distribuição de alimentos (milho, óleo de soja, sal, descartáveis) para as salas de cinemas de todo o Brasil via ES.
Fonte: Sincades.