03/09/2015 09h00 - Atualizado em 16/08/2016 15h19

Estado mobiliza municípios para garantir direitos da infância

O compromisso do Governo do Estado em reduzir desigualdades sociais, criar oportunidades e melhorar a vida de crianças e adolescentes capixabas foi reforçado pelo vice-governador César Colnago durante um encontro com 19 prefeitos do Espírito Santo, e representantes do Fundo das Nações Unidas (Unicef), na manhã desta quinta-feira (03).

A reunião, que aconteceu no auditório do Palácio Fonte Grande, em Vitória, contou com a presença de chefes e representantes do Executivo dos 19 municípios que concorrem à certificação “Selo Unicef-Município Aprovado”,  que reconhece as iniciativas das prefeituras na execução de ações em favor da infância.

“Esse esforço conjunto dos municípios, Unicef, Governo do Estado e demais instituições afins é fundamental para mudarmos a realidade. Nosso compromisso é tornar o Estado um instrumento de transformação da sociedade, de criação de oportunidades e de efetiva superação da pobreza e redução das desigualdades. Nossa prioridade de Governo é a área social. Os desafios são grandes, mas a vontade de avançar é maior”, ressaltou o vice-governador César Colnago.

Durante o encontro, foi apresentada uma análise sobre a edição atual do Selo. Em geral, os municípios de pequeno porte apresentaram melhoras mais significativas e para um número maior de indicadores.

De acordo com avaliação do Unicef, a maioria dos municípios evoluiu em três indicadores de Saúde: atendimento a gestantes, investigação de óbitos e cobertura de vacinas.

A representante-adjunta do Unicef no Brasil, Esperanza Vives, destacou a importância da parceria com o Governo do Espírito Santo. “Desde a primeira edição do ‘Selo Unicef Município Aprovado’ temos trabalhado com o Governo do Estado para avançarmos na garantia dos direitos das crianças e adolescentes e agora temos o prazer em renovar essa parceria. Temos grandes chances de avançarmos juntos, lutando por menos desigualdades”, afirmou.

Representando o Unicef, também marcaram presença no evento Robert Gass, chefe da Plataforma do Semiárido do Unicef; e Luciana Phebo, coordenadora do Unicef no Espírito Santo e Rio de Janeiro.

A certificação “Selo Unicef-Município Aprovado” edição 2013-2016 acontece no ano que vem, quando serão reconhecidos os municípios que mais se destacarem na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Os 19 municípios capixabas que concorrem à certificação são: Águia Branca, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Colatina, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Gabriel da Palha, São Mateus, Sooretama, Vila Pavão e  Vila Valério.

Informações à imprensa:

Alessandra Tonini (27) 99871-0543