Estado participa de capacitação para membros de conselhos tutelares na Região Serrana
Qual o papel de cada instituição no atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade? Como melhorar esse atendimento? Qual a importância de integrar a rede de atendimento e atenção para otimizar o trabalho? Esses e outros temas foram discutidos pelos membros do Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social (Cogemases) da Região Serrana.
O encontro contou com a presença de representantes da Polícia Civil, Conselho Tutelar, prefeituras, e de categorias profissionais como assistentes sociais dos municípios de Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante.
A reunião contou com uma mesa redonda voltada para a capacitação dos membros de conselhos tutelares dos municípios participantes, da qual participou o secretário de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social Rodrigo Coelho.
O secretário ressaltou a importância da integração entre os diversos atores que atuam na contenção dos riscos sociais que incidem sobre as crianças e adolescentes.
"Os cidadãos querem serviços públicos que funcionem, independente de qual esfera da administração pública que as atendam. Para isso, a integração é fundamental. Os conselhos titulares precisam conhecer a assistência social, que precisa conversar com nossos centros de referência, que devem estar trocando comunicação com a saúde e com a educação. É esse o conceito de rede, onde esses atores precisam se conhecer", defendeu o secretário.
Além da integração, o colegiado discutiu também como aperfeiçoar o atendimento para estabelecer um melhor fluxo de atendimento e também abordagens técnicas e éticas na abordagem às crianças, adolescentes e suas famílias.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – SETADES
Fábio Andrade
Tel: (27) 3636-6803 - fabioandrade@setades.es.gov.br
Karla Danielle Secatto
Tel: (27) 3636-6803 – 9 9859-6726 ascom@setades.es.gov.br