10/08/2016 15h11 - Atualizado em 10/08/2016 15h07

Estudante capixaba ganha bolsa para terminar estudos nos EUA

Aprendendo e aproveitando as oportunidades. É assim que o estudante Gabriel Nascimento dos Passos, de 17 anos, conduz sua jornada escolar. O jovem ganhou uma bolsa para cursar o 3º ano do Ensino Médio, modalidade High School, em uma escola de Minnesota, nos Estados Unidos. O incentivo foi conquistado após o estudante passar seis aprendendo a Língua Inglesa, pelo Programa de Intercâmbio Sedu.

Gabriel é aluno da Escola Marinete de Souza Lira, localizada no município da Serra, e também do Centro Estadual de Idiomas (CEI). “Ao entrar no CEI fiquei sabendo do programa de intercâmbio. Foi aí que me dediquei mais ainda, fiz o processo seletivo e consegui”, contou Gabriel.

O estudante também explicou como conseguiu a bolsa para voltar aos EUA. “Estudei muito durante o tempo que estive lá para honrar a oportunidade que tive. Minhas notas foram muito boas. Logo quando voltei ao Brasil, recebi o convite da escola onde estudei para terminar o Ensino Médio lá. Agradeço ao Estado, à Sedu e a minha família pelo apoio”, disse.

A mãe de Gabriel, a enfermeira Sandra Cristina Rangel, falou com orgulho sobre o filho. “Estamos muito felizes por mais essa conquista. Sempre ensinamos para o Gabriel que os estudos precisam estar em primeiro lugar. Pois só assim que conseguimos conquistar nossos objetivos. Agradeço à Sedu pela oportunidade, pois sei que muitas outras portas se abrirão para o meu filho a partir daqui”, disse Sandra.

Gabriel já esteve no Consulado Americano, que fica no Rio de Janeiro, para tirar o visto. A previsão é que ele viaje no próximo dia 26.

Programa de Intercâmbio

O programa é uma ação realizada desde 2010, com o objetivo de possibilitar aos estudantes do Centro Estadual de Idiomas (CEI), que possuem bons resultados no curso, a oportunidade de concorrer a vagas de intercâmbio no exterior e aprimorar o idioma. Desde o início, 173 estudantes já participaram do programa.

A maioria dos estudantes que participou do Programa de Intercâmbio já ingressou no ensino superior. Alguns estão trabalhando como professores e coordenadores de inglês em cursos particulares, outros atuam como intérpretes em feiras internacionais, em agências de intercâmbio, no aeroporto, ou em outras atividades nas quais o domínio das línguas inglesa ou espanhola é imprescindível.

Centro Estadual de Idiomas

O Governo do Espírito Santo criou o Centro Estadual de Idiomas (CEI) em 2009, para a oferta de língua estrangeira aos alunos do ensino médio da rede pública estadual com boas notas e frequência escolar. O objetivo é propiciar a oportunidade de aprendizagem do idioma para uso nas diversas situações em que esse conhecimento é necessário.

As atividades começaram com cursos de inglês em seis unidades no Estado – Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina. Em 2012, foi iniciada a oferta de curso de espanhol nas unidades da Grande Vitória. Atualmente, os CEIs atendem 5.310 estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino.

Assessoria de Comunicação / SEDU

Vivian Camargo / Flávia Zambrone