01/11/2016 16h36

Estudante da rede estadual é finalista da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

Antônio Carlos da Silva, estudante da Escola Estadual Irineu Morello, de Governador Lindenberg é um dos 38 finalistas da 5ª edição da “Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro”, no gênero Artigo de Opinião. A cerimônia de premiação foi realizada em São Paulo e reuniu 125 estudantes semifinalistas de todo o País.

Antônio foi finalista com o artigo que teve como título “Um povo...muitos desafios!”, e orientado pelo professor de Língua Portuguesa Edson Marianelli Romanha. “Fiquei muito feliz por ser finalista. No meu texto, eu falei sobre a seca que a região onde moro está passando”, contou Antônio.

O gênero foi trabalhado por alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio da rede pública. As outras semifinais têm como gênero Poemas, para alunos de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental; Memórias Literárias, para 7º e 8º anos; e Crônica, para 9º e 1º do Ensino Médio. Na premiação final serão revelados os cinco ganhadores de cada categoria.

“Ele é um ótimo aluno, muito dedicado. Além dele, outra aluna da nossa escola está concorrendo a final de Crônica, que é a Maria Gostardo Morello. Todos os meus alunos foram incentivamos e estão de parabéns”, disse o professor Edson.

Além do aluno da rede estadual, outro estudante do Espírito Santo também foi classificado para a final, é Abraão Filipe Marques de Oliveira, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de São Mateus.

Escrevendo o Futuro

A “Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro” é resultado da parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Itaú Social, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. Instituída em 2008, a competição tem o intuito de colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita.

Mais do que um concurso, a Olimpíada de Língua Portuguesa oferece propostas de formação dos educadores, seja por meio da distribuição de materiais com orientações pedagógicas, seja pela participação do educador em encontros para reflexão sobre as práticas educativas, com o objetivo de aprimorar o processo de escrita dos alunos. Desse modo, pretende contribuir para uma prática pedagógica de melhor qualidade.

Informações Adicionais:

(27) 3636-7840/ 3636-7843