Estudante representa Espírito Santo no Senado Federal
Representar o Espírito Santo no Senado Federal e atuar, durante alguns dias, como um jovem parlamentar em Brasília é a missão de Lucas do Nascimento Tomaz, de 17 anos, aluno do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Padre Humberto Piacente, localizada em Vila Velha. Ele é um dos 27 estudantes do ensino médio das escolas públicas de todo o Brasil, selecionados para viver a experiência, entre 16 e 21 de novembro.
Lucas foi classificado no 8º Concurso de Redação do Senado Federal no Programa Jovem Senador 2015, que teve como tema a “Participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais”. O estudante abordou a “Democracia no Brasil: Um processo em construção” e destacou a importância das redes sociais no desenvolvimento da cidadania, os direitos e as possibilidades do cidadão de participar da política, entre outros.
Segundo Lucas, o Programa Jovem Senador é muito interessante por ser uma oportunidade incrível de poder conhecer o sistema político do país de perto. O aluno já conhecia e se interessava em participar do Programa. Quando a Escola colocou as informações sobre o concurso no quadro de avisos, ele procurou a professora, que ficou empolgada. O aluno também disse que contou com o incentivo de professores, amigos e da família.
“Quando vi que fui classificado fiquei explodindo de alegria, não imaginava que eu seria escolhido para representar o Estado nesse programa. Eu entrava no site toda hora para ver se era realmente meu nome que estava publicado. Fiquei e estou muito feliz, pois eu sei que vai ser incrível participar desse projeto”, conta Lucas emocionado.
O Jovem Senador 2015 do Espírito Santo pretende cursar Relações Internacionais, pois gosta de aprender idiomas, viajar, e tem afinidade com as matérias do curso, como Economia, Política e História. E quando concluir a graduação deseja prestar concurso para ser diplomata.
“A participação do jovem no meio político tem grande importância, porque como vivemos em um Estado democrático, é necessária a participação dos cidadãos no processo político. Então se as pessoas forem inseridas no meio político desde a juventude, quando for a hora de atuar na política, já saberemos o que fazer, em quem votar melhor para nos representar. E também como participar das questões políticas, pois já fomos inseridos nesse meio desde a juventude”, relata o estudante.
Lucas contou com orientação da professora de Sociologia Jaqueline Marcelino de Souza, que lhe deu suporte com alguns textos sobre democracia e participação política, para reforçar o que ele já havia estudado nos anos anteriores nesta disciplina. Além disso, fez pesquisas, leu artigos no site do Jovem Senador e se aprofundou sobre o tema.
Segundo a professora Jaqueline, Lucas sempre foi um aluno muito interessado, presente e fez diversas redações para finalizar o texto que enviou para o concurso. Ela conta que essa conquista é muito gratificante, além de ser um incentivo para apostar nos alunos das escolas públicas.
“Durante os recreios, nos meus horários de planejamento, durante as aulas e até mesmo em particular nós discutíamos os textos. E foi a partir dessas reflexões que começamos a estruturar a redação, junto com a professora de Língua Portuguesa Tania Alves de Freitas Gonçalves, que contribuiu para a revisão ortográfica”, afirma a orientadora.
Jovem Senador
O Programa Senado Jovem Brasileiro é uma iniciativa do Senado Federal que engloba o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal. O objetivo é levar conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo no Brasil e estimular o relacionamento permanente dos jovens cidadãos com a instituição.
A ação é destinada a estudantes matriculados em escolas públicas estaduais que tenham até 19 anos de idade. Para participar eles precisavam escrever uma redação, entre 20 e 30 linhas, sobre o tema “Participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais”.
A primeira etapa da seleção aconteceu nas próprias escolas, que selecionaram um texto para representar a unidade de ensino. Depois, as produções selecionadas foram encaminhadas à Secretaria de Educação, que ficou responsável por selecionar três redações para concorrer à vaga nacional.
Com textos de todo o Brasil, a Comissão Julgadora do Senado Federal classificou 27 finalistas. Deste total, três foram as grandes vencedoras nacionais do concurso.
A premiação para os vencedores e seus orientadores será feita da seguinte forma: cada aluno vencedor será presenteado com um notebook. Os professores e orientadores receberão um tablet. Além disso, terão a oportunidade de ver como as leis são feitas e visitar pontos turísticos de Brasília, como o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal.
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Texto: Karine Dionísio