18/08/2016 15h36 - Atualizado em 18/08/2016 15h00

Estudantes da rede estadual concluem cursos de idiomas

Mais de 600 estudantes que concluíram um dos cursos de idiomas, pelo Centro Estadual de Idiomas (CEI) participaram da cerimônia de formatura das aulas. A aluna Danielle Salles, do CEI da Serra, aproveitou o momento para agradecer a Sedu pela oportunidade.

“Agradeço a Sedu que nos proporcionou essa incrível experiência que foi ser aluno do Centro Estadual de Idiomas. Me alegro em afirmar que apesar de terminar o meu curso agora, eu sei que as portas do CEI sempre estarão abertas para nós, para que possamos compartilhar com os atuais e futuros alunos do projeto, as nossas experiências e histórias, pois isso é o idioma, é união e a mudança de vida por meio da educação”.

O secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, também marcou presença na cerimônia. "Estou muito contente de participar desse momento. O sucesso dos meninos vem também do apoio das famílias. É com muita alegria que digo que vocês são merecedores, pois fizeram bom proveito da oportunidade", ressaltou o secretário.

Nos cursos dos Centros Estaduais de Idiomas, as aulas são desenvolvidas nos níveis Iniciante, Básico, Intermediário e Avançado, conforme o nível do estudante, e são ministradas por instituição especializada no ensino da Língua Inglesa e Espanhola, contratada pela Sedu.

Steffane Vitoria, aluna do CEI de Vila Velha, também aproveitou a oportunidade para falar. “O caminho foi longo e não foi fácil chegar até aqui. Agradeço aos nossos professores, obrigada por exigirem de todos nós alunos, nosso esforço e nossa dedicação. Obrigada pela paciência e por nossas aulas maravilhosas. Obrigada por nos mostrarem um novo mundo. Obrigada por nos ensinarem a amar outras culturas e também a entender que novas línguas nos levam para novos mundos”, disse a estudante Steffane.

Centro Estadual de Idiomas

O Governo do Espírito Santo criou o Centro Estadual de Idiomas (CEI), em 2009, para a oferta de língua estrangeira aos alunos do ensino médio da rede pública estadual com boas notas e frequência escolar. O objetivo é propiciar a oportunidade de aprendizagem do idioma para uso nas diversas situações em que esse conhecimento é necessário.

As atividades começaram com cursos de inglês em seis unidades no Estado – Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina. Em 2012, foi iniciada a oferta de curso de espanhol nas unidades da Grande Vitória. Atualmente, os CEIs atendem 5.310 estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino.

Assessoria de Comunicação/ Sedu

Vivian Camargo/ Flávia Zambrone