26/09/2016 17h21 - Atualizado em 26/09/2016 17h23

Estudantes da rede estadual visitam exposição sobre Gemologia

A exposição “Gemologia – da Ciência a Arte” chamou a atenção dos estudantes das escolas da rede estadual para o tema. Por meio de uma visita monitorada, os alunos conferiram 53 trabalhos - entre desenhos, pinturas, fotografias, vídeos, joias, gemas lapidadas e minerais brutos - que retratam a arte e a ciência por trás dos minerais.

Os primeiros a visitarem a exposição, montada na biblioteca central da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), foram os estudantes do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral São Pedro, de Vitória. Com o intuito de estimular e envolver os estudantes, os professores Felipe Cunha, de Geografia, e Jéssica Galon, de Arte, realizaram uma aula sobre o assunto antes da visita.

Segundo a professora Jéssica, “o objetivo foi levar aos estudantes alguns conceitos, como formações rochosas, além de mostrar o olhar sensível e artístico presente na área”.

Muitos alunos demonstraram interesse, como a estudante Thifanny dos Santos, que já pensa em incluir o curso em seu projeto de vida, que consiste na escolha de dois cursos de seu interesse para o aprofundamento. “Eu já tinha interesse pelo curso, e quando comunicaram sobre a visita, me interessei ainda mais pela oportunidade de conhecer melhor o tema”.

Já o aluno Marco Aurélio Evangelista, do 3º ano do Ensino Médio, contou como foi conhecer de perto tudo que havia aprendido na teoria. “A partir da introdução que tivemos na aula, pude reconhecer os materiais que vimos na exposição, e conhecer um pouco mais sobre a Gemologia e suas áreas de estudo”.

Organizada pela Ufes por meio da artista plástica e graduanda do curso de gemologia Shelley Bomfim, com o apoio dos alunos e professores do curso, a exposição buscou promover o tema na cidade, destacando o grande talento existente no estado.

Além dos estudantes da Escola Viva São Pedro, a exposição recebeu a visita de outras quatro escolas da rede estadual: Arnulpho Mattos, Professor Renato José Pacheco, Maria Ortiz e Fernando Duarte Rabelo. Lá, eles visitaram os laboratórios de gemologia, como também participaram da oficina “desenhando joias”.

Gemologia

A Gemologia é a ciência que estuda as gemas (pedras preciosas) e materiais gemológicos. Estuda também as características mineralógicas e os processos de tratamento, identificando se são naturais, sintéticos, artificiais ou imitações.

O curso de graduação em Gemologia da Ufes é o único oferecido no País. Criado em 2009, oferece aos seus alunos uma formação em três áreas do conhecimento: Ciências Sociais, Geociências e Artísticas. Ao final do curso, os estudantes estão aptos a identificar, produzir e avaliar gemas e joias, suas técnicas de lapidação, cravação, gravação, design, montagem e confecção de joias. Além disso, poderão confeccionar artesanatos, realizar pesquisas em minerais brutos e lapidados e participar de todo o processo de comercialização de gemas e de joias.

Assessoria de Comunicação/ Sedu
Vivian Camargo / Flávia Zambrone