19/03/2015 12h34 - Atualizado em 22/08/2016 15h38

Estudantes plantam mudas de árvores às margens do Rio Jucu

Com o objetivo de promover a educação ambiental e a proteção das nascentes do rio Jucu, um dos principais responsáveis pelo abastecimento de água na Grande Vitória, foi realizada uma ação pelos estudantes do curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Irmã Dulce Lopes Ponte, nesta quinta-feira (19), na Fazenda Experimental do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), localizada em Jucuruaba, município de Viana.

Os estudantes realizaram o plantio de 200 mudas de árvores nativas no entorno de nascentes, a fim de que seja feito o reflorestamento dessas áreas. Atualmente, a Prefeitura Municipal de Viana, em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo, tem desenvolvido o Projeto “Reflorestar Viana”, que consiste em um plano integrado de reflorestamento e preservação dos mananciais do município de Viana.

De acordo com o pesquisador do Incaper, César Pereira Teixeira, está sendo feito o mapeamento de todas as nascentes de Viana. “O rio Jucu é um dos principais fornecedores de água para a população da Grande Vitória. Dessa forma, recuperar as nascentes faz parte do conjunto de ações para disponibilizar água em quantidade e qualidade durante todo ano e superar adventos críticos no ciclo das águas”, explicou César.

Ele também disse que o Incaper está contribuindo com o fornecimento de mudas de espécies nativas para recompor a área de proteção de nascentes do Rio Agostinho, um dos afluentes do Rio Jucu, e com apoio técnico na identificação das áreas de nascentes.

Além dessa iniciativa, estão sendo trabalhadas várias ações que vão desde a educação ambiental, realizada na Fazenda Experimental do Incaper Reginaldo Conde, em Jucuruaba, Viana; até ações de extensão rural e assistência técnica aos produtores rurais no município, que foram iniciadas na comunidade de São Paulo de Cima. “Os alunos, técnicos e produtores recebem esclarecimentos a respeito de temas, como a conservação do solo, água, fauna e flora”, afirmou César.

Outra importante iniciativa que está sendo revitalizada e ampliada é a produção de mudas feitas na penitenciária agrícola de Viana. Atualmente, cerca de 20 apenados trabalham com a produção de mudas de eucalipto e de espécies nativas, em uma parceria entre a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Secretaria de Justiça (Sejus) e Fibria. Está sendo discutida a ampliação da produção de mudas com inclusão de mais espécies nativas, afim de contribuir para o reflorestamento das áreas no entorno de nascentes no município de Viana.

Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br