20/02/2015 11h00 - Atualizado em 24/08/2016 17h17

Exposição Teatro Estúdio recebe concerto experimental do GEXS nesta terça-feira (24)

Nesta terça-feira (24), às 19 horas, a exposição Teatro Estúdio recebe o GEXS (Grupo de Experimentação Sonora), que vai executar um concerto acusmático de paisagens sonoras. De autoria de Herbert Baioco, a instalação Teatro Estúdio está aberta à visitação até o próximo dia 07 de março na Galeria Homero Massena, na Cidade Alta, no Centro de Vitória. A entrada é gratuita.

 

Iniciativa vinculada ao Curso de Música da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o GEXS propõe com a apresentação que, de dentro da Galeria Homero Massena, seja possível ouvir as cidades e suas marcas sonoras, com seus lugares sobrepostos e recompostos. Dessa forma, o concerto buscará fazer com que o público vivencie uma escuta que lhe permita entrar em contato com o(s) outro(s) e sua(s) realidade(s) sonora(s).

 

Existente desde 2010, o GEXS é atualmente formado por Joceles Bicalho, Esteban Viveros, Gabriela Azevedo, Gabriel Madeira, Ricardo Ton e Marcus Neves. Por meio de ensaios e performances, as peças sonoras criadas pelo grupo contam com a colaboração de todos os seus integrantes. Entre 2010 e 2012, Herbert Baioco também fez parte do GEXS com o projeto Atari Sound Performance.

 

Sobre a Exposição Teatro Estúdio

 

Entre 1977 e 1991, o Teatro Estúdio ocupou o último andar do Edifício das Fundações, imóvel em cujo térreo está instalada a Galeria Homero Massena desde 1977. Ao evocar o nome do aparelho que foi desativado há décadas, o trabalho de Herbert Baioco propõe permear as questões da memória e do pertencimento, por meio das percepções entre o corpo e a arquitetura enquanto ruínas urbanas na contemporaneidade.

 

Para isso, a instalação contará com a reconstrução da caixa cênica do Teatro Estúdio e com uma paisagem sonora carregada de temporalidade, capaz de gerar uma abordagem crítica da história daquele espaço.

 

A obra performa, ou o teatro encena, a partir do ativamento da instalação que acontece somente com a presença do público. Dessa maneira, a exposição depende da ação do espectador que, ao atravessar um palco formado por madeiras recolhidas do Teatro Estúdio, se torna ator e perfaz a ação poética por meio de seu percurso na galeria. Após essa travessia, um dispositivo formado por engrenagem e projetor é acionado por um pedal de costura, que estará sempre em movimento, sinalizando o silêncio do agora e devorando as imagens projetadas do Edifício das Fundações. A exposição “Teatro Estúdio” foi contemplada pelo Edital nº 42/2013 da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

 

O Teatro Estúdio é o primeiro trabalho individual assinado por Hebert Baioco e contou com a orientação do pesquisador e artista visual Marcos Martins.

 

Serviço

Teatro Estúdio - exposição de Herbert Baioco

Visitação: até 07 de março - de segunda à sexta-feira

Horário de Funcionamento: das 9h às 18h

 

Concerto acusmático de paisagens sonoras do GEXS (Grupo de Experimentação Sonora)

Dia 24 de fevereiro (terça-feira)

Horário: das 19h às 21h

Local: Galeria Homero Massena (Rua Pedro Palácios, 99 - Cidade Alta, Vitória)

Entrada gratuita

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secult Paula Norbim / Erika Piskac / Márcia Almeida secultes.imprensa@gmail.com comunicacao.secult.es@gmail.com imprensa@secult.es.gov.br Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627 Facebook: secult.espiritosanto

Twiter: @secult_ES

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard