Fapes avalia pesquisas do Programa Primeiros Projetos
Gerenciamento costeiro, microbiologia, educação alimentar, pânico, meio ambiente, óleos pesados e indústria petrolífera são alguns dos temas que despertaram a atenção e foram objetos de investigação nos últimos anos por pesquisadores capixabas, e que passarão por seminários de avaliação final na próxima semana, no interior do Estado, dentro do Programa Primeiros Projetos (PPP) – Jovem Pesquisador, Edital Fapes/CNPq nº 02/2011. Essa é uma das principais linhas de ação da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo, autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).
O Programa Primeiros Projetos, da Fapes/Secti em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPQ), tem finalidade de apoiar e fomentar a produção técnico-científica do jovem pesquisador, por meio, principalmente, do fortalecimento da infraestrutura básica de sua instituição de vínculo. As propostas ao PPP devem ser apresentadas por pesquisadores com título de doutor, considerados proponentes, responsáveis pela coordenação dos trabalhos dos jovens pesquisadores.
Na terça-feira (08), no auditório do prédio central do Campus Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo, em Alegre, o seminário acontece das 08 às 16 horas, e serão apresentados nove projetos. Cada coordenador terá vinte minutos para apresentar os principais resultados de seus trabalhos científicos a uma banca formada por especialistas doutores relacionados às áreas dos projetos avaliados. O seminário é aberto ao público em geral, que terá a oportunidade de conhecer as propostas dos jovens pesquisadores capixabas aos principais desafios do cotidiano e para o desenvolvimento do Espírito Santo.
Na quinta-feira (10), das 08 às 18 horas, será a vez de 14 grupos de jovens pesquisadores capixabas da Região Norte do Estado apresentarem os resultados de suas investigações, no auditório da biblioteca central no campus da Ufes (Ceunes) em São Mateus. Deslocamento de óleos pesados, indústria petrolífera e síndrome do pânico são alguns dos temas que despertaram o interesse dos pesquisadores da região e geraram novos conhecimentos e aplicações que serão revertidos a todos os capixabas.
Sobre o Programa Primeiros Projetos - Jovem Pesquisador
No Edital Fapes/CNPQ nº 02/2011, Programa Primeiros Projetos (PPP) – Jovem Pesquisador, foram selecionados 73 projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação. Foram destinados R$ 1,2 milhão do CNPQ e da Fapes. Os principais objetivos do PPP são o de apoiar a aquisição, instalação, modernização, ampliação ou recuperação da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica nas instituições públicas de ensino superior e/ou de pesquisa visando dar suporte à fixação de jovens pesquisadores, assim como a nucleação de novos grupos, em qualquer área do conhecimento.
Podem apresentar propostas, aos editais, pesquisadores doutores, denominados “proponentes”, que tenham vínculo empregatício permanente (celetista ou estatutário) com instituição científica ou tecnológica pública sediada no Espírito Santo. O proponente, necessariamente, é o coordenador do projeto.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Fapes/Secti
Lucyano Ribeiro
(27) 3636.1893.