Fórum da Justiça Federal será construído na Serra
Nesta quarta-feira (25), o governador Paulo Hartung prestigiou a cerimônia de lançamento da pedra fundamental da nova sede do Fórum da Justiça Federal no Bairro Civit, na Serra. A entrega da obra está prevista para meados de 2016 e o investimento é de R$ 3,8 milhões. O evento contou com a presença do presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargador federal Sérgio Schwaitzer, e do diretor do foro da Seção Judiciária capixaba, juiz federal Fernando Cesar Baptista de Mattos.
O desembargador Sérgio Schwatzer ressaltou que a estrutura física da nova unidade será adequada às necessidades da Justiça e da população que busca resolução de conflitos. “É importante proporcionar o mínimo bem estar do principal ente envolvido que é a população”, destacou. Já juiz federal Fernando César Baptista de Mattos destacou que obra é uma ação coletiva do Poder Judiciário com as autoridades locais. “Aqui serão discutidas as questões ligadas à União, em especial, a ações envolvendo a Previdência Social que é o tema mais demandado”, comentou.
O governador Paulo Hartung ressaltou que o empreendimento tem uma grande relevância social. “Um equipamento como esse pode ajudar muito distribuindo justiça, olhando em cada processo e considerando a sua designação e os personagens envolvidos. Estamos desafiados em ir além da formalidade. A Justiça Federal pode ajudar muito neste novo momento de debate que o país está vivenciando, pois desejamos a democracia como janela de oportunidades para construir o campo da emancipação humana com chances para todos”, ponderou.
Nova unidade
A nova unidade será construída em terreno de 4 mil metros quadrados, na Avenida Norte-Sul, loteamento Civit, Setor II, próximo ao Terminal Laranjeiras. Projetado com previsão de expansão futura para três varas federais, o prédio contará com condições plenas de acessibilidade, sala para a Ordem os Advogados do Brasil (OAB) e área de custódia. Com um investimento de R$ 3,8 milhões a unidade será dentro de padrões sustentáveis, pois contará com cerca de 2 mil metros quadrados de área de preservação ambiental, sistema de aproveitamento de água de chuva, além de sistema de ar condicionado com gás ecológico.
Vara Federal
Instalada em dezembro de 2010, a Vara Federal da Serra tem competência para julgar processos em todas as matérias, exceto criminal. Atualmente tramitam na Vara em torno de 11 mil processos e sua jurisdição abrange também o município de Fundão. Estão à frente da subseção serrana os juízes federais Roberto Gil Leal Faria (titular) e Carlos Gustavo Chada Chaves (substituto).
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Governo do Estado
Leonardo Nunes
(27) 9.99445215