07/10/2016 14h55 - Atualizado em 03/10/2016 14h40

Funcultura: atividades marcam lançamento de Ponto de Memória Virtual em Vila Pavão

Resgatar histórias e valorizar a riqueza cultural de Vila Pavão. É com esse objetivo que o Centro de Cultura Italiana de Vila Pavão – CECIVIP – lança, neste fim de semana, sexta (07) e sábado (08), o seu Ponto de Memória Museu Virtual POMITRAFO, com uma programação bem diversificada.

Serão dois dias de diversas atividades: apresentações folclóricas, lançamento de livros, mesa-redonda e gastronomia local, além de atendimento de pesquisa genealógica, em que os visitantes poderão saber mais sobre o histórico familiar de seus antepassados. A entrada é livre.

O Museu Virtual Pomitafro (http://www.museupomitafro.com.br/) tem como foco resgatar e organizar digitalmente as memórias da comunidade pavoense relacionadas à cultura POMITAFRO – Pomeranos, Italianos e Afrodescendentes. Os registros de dados que constituem o site foram desenvolvidos por meio de ações educativas, por moradores da própria comunidade de Vila Pavão com cooperação de outros Pontos de Cultura do Estado.

O CECIVIP, que já é Ponto de Cultura conveniado com o MINC – Ministério da Cultura, foi contemplado no edital 005/2016 – Pontos de Memória, do Funcultura da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que premia ações desenvolvidas por iniciativas de memória e museologia social, valorizando a identidade local e promovendo o protagonismo comunitário.

Lançamento do Ponto de Memória Museu Virtual POMITRAFO

07 de outubro (sexta-feira)

Auditório da EMEF Professora Esther Da Costa Santos, Rua Adelaide Ramlow, 095 - Ondina, Vila Pavão

18 h às 21 h – Mesa-redonda: “Pomeranos, Italianos e afrodescendentes”

Participação:

- Jorge kuster Jacob – historiador

- Cilmar Franceschetto – coordenador do Arquivo Público Estadual

- Osvaldo Martins de Oliveira – organizador do livro Negros do Espírito Santo

- João Gualberto Vasconcellos – secretário de Estado da Cultura

- Herialdo Plotegher – coordenador Estadual da Rede Cultura Viva e gerente de Cidadania e Diversidade Cultural

Lançamento e entrega de livros

- Apresentação cultural

18 h às 22 h – Atendimento de pesquisa genealógica pelo Arquivo Público Estadual Itinerante – Projeto Imigrantes, na EMEF Professora Esther da Costa Santos.

08 de outubro (sábado)

9 h às 12 h – Atendimento de pesquisa genealógica pelo Arquivo Público Estadual Itinerante – Projeto Imigrantes, no Centro da Cidade

18 h – Praça São Marcos

- Atendimento de pesquisa genealógica pelo Arquivo Público Estadual Itinerante – Projeto Imigrantes