08/11/2016 17h07

Geração Ativa promove bate-papo sobre saúde e autonomia

Você já pensou na vida como um jogo de futebol? Se a saúde fosse o maior troféu desse campeonato, você venceria? Essas foram perguntas respondidas por servidores estaduais durante a palestra “Saúde e Autonomia”, que integra o Programa de Preparação para Aposentadoria – Geração Ativa.

 

O encontro foi realizado na manhã desta terça-feira (08), na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). O objetivo foi orientar os participantes do programa e fornecer informações gerais sobre o autocuidado, o processo de envelhecimento e os hábitos que podem tornar esta etapa da vida mais bem sucedida e ativa.

 

Para isso, o público presente foi convidado a pensar na vida como uma partida de futebol. A cada hábito saudável ao longo da vida, eles marcavam gols. Já para as práticas que ainda poderiam ser melhoradas, a quantidade de pontos registrados na tabela diminuía. Com base nessas informações, os participantes avaliaram suas próprias rotinas e observaram quais as mudanças necessárias.

 

O momento foi comandado pelo médico e autor Jorge Luiz Miranda. De acordo com ele, este momento de transição é fundamental para aqueles que desejam ‘continuar jogando’. “Desenvolvemos um novo trabalho em cima do estilo de vida. Existem alguns fatores que impactam a saúde. São eles: a genética, o ambiente, o serviço de saúde e, principalmente, o estilo de vida. O treinamento é para aprendermos a gerenciar isso”, destacou.

 

Para Jorge Luiz, este processo de mudança entre vida de trabalho e aposentadoria pode trazer diversas dúvidas. Para combater este sentimento de insegurança, a informação deve ser colocada como aliada. “É o desconhecido. Até agora eles ligaram um piloto automático e vieram até daqui. Daqui a pouco um elemento importante, que é o trabalho, já não fará parte da rotina de muitos. E eles deverão arrumar outros elementos e outros gols”, disse.

 

Uma das pessoas presentes no encontro foi o servidor Carlos Eugênio, do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). Ele, que planeja se aposentar no próximo ano, contou que pretende adotar novos hábitos para o futuro. “Foi elucidativo e trouxe muito aprendizado para nós. Ao olhar para trás, eu percebi que algumas coisas precisam mudar para poder enfrentar a aposentadoria. Aprendi isso aqui”, disse.

 

Com previsão para também se aposentar em 2017, a servidora Vânia Batista Carvalho encontrou nas palestras do ‘Geração Ativa’ uma forma de conhecer melhor essa nova fase e se preparar para a sua chegada. Integrante da equipe da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento e Assistência Social (Setades), ela explicou que precisa ter saúde e autonomia para conseguir realizar os desejos que possui.

 

“Eu me cobro bastante por ser um pouco sedentária. Tento fazer caminhadas, um pouco de exercício, mas sempre acabo me acomodando. Esse bate-papo me ajudou a perceber que preciso fazer isso, preciso focar na minha saúde. Eu saí daqui sacudida”, comentou Vânia.

 

Médico e autor

 

Este encontro do ‘Geração Ativa’ foi conduzido pelo médico Jorge Luiz de Miranda. Formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Jorge é especialista em Clínica Médica e Medicina do Trabalho, entre outros. Ele é, ainda, autor dos livros ‘Saúde Não é Mais Importante: É Tudo!’, ‘Fábrica de Vida’ e ‘Stress: O Jogo da Vida’.

 

Geração Ativa

 

O ‘Geração Ativa’ é um programa de preparação para a aposentadoria que visa oportunizar aos servidores públicos do Poder Executivo do Estado do Espírito Santo uma transição trabalho-aposentadoria bem planejada, por meio de ciclos de palestras informativo-vivenciais com temas relevantes para os servidores que estão próximos da aposentadoria.

 

A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) em parceria com o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM) e a Esesp.  

 

A próxima atividade prevista é uma palestra com o tema “Família e Apoio Social”, marcada para o dia 1º de dezembro. Podem participar do evento os servidores públicos estaduais que estão próximos de aposentar e desejam planejar a transição do trabalho para a aposentadoria.

 

Informações à Imprensa

 

Assessoria de Comunicação da Seger

Vitor Possatti Rodrigues

vitor.rodrigues@seger.es.gov.br

Tel.: 3636-5206 / 99949-6018

 

Assessoria de Comunicação da Esesp

Renan Correia Chagas

renan.chagas@esesp.es.gov.br

Tel.: 3636-6720 / 3636-6719

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard