04/11/2016 17h30 - Atualizado em 04/11/2016 17h32

Gestores de projetos participam de encontro técnico

Aproximadamente 70 técnicos de secretarias e órgãos do Estado participaram, nesta sexta-feira (04), no auditório do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), do II Encontro de Escritório Gestores de Projetos do Governo do Espírito Santo, onde compartilharam experiências na busca pelo fortalecimento da cultura da rede de gerenciamento de projetos e da garantia de entrega das ações com mais e melhor qualidade, dentro de prazo e orçamentos previstos.

O evento foi aberto pelo secretário de Estado de Economia e Planejamento, Regis Mattos Teixeira. Ele descreveu a situação econômica do Estado e destacou que o Governo mantém o esforço para equilibrar receita e despesas, em decorrência da crise econômica que causa retração econômica e queda da arrecadação, e disse que é nesse ambiente que a administração estadual precisa fazer que os investimentos aconteçam.

Regis Mattos destacou o fato de o Espírito Santo ser o segundo Estado mais bem avaliado pelo Tesouro Nacional para ter acesso a crédito, e que em função dessa avaliação dispõe de recursos para investimentos oriundos de operações de crédito. “Investimentos são os motores do desenvolvimento”, disse ele, lembrando que projetos devem gerar valor para a sociedade, apresentando benefícios maiores do que custos.

O secretário solicitou aos gerentes que atuem em busca desse resultado. “Exerçam a função de ajudar a identificar e estruturar projetos que criem valor para a sociedade”, disse ele, acrescentando que, além de selecionar e formatar bons projetos, um dos desafios do Escritório de Projetos é formular modelos inovadores para que os órgãos e instituições do Estado possam contratar melhor os projetos. Também apontou aos técnicos a necessidade de se manter disciplina na execução.

Na ocasião, o gestor do Escritório de Projetos da Petrobras, Robson Soares da Costa, também falou sobre o trabalho desenvolvido na empresa, e o gerente de Projetos Estruturantes, e Carlos Victor Salvarez Pestana, abordou o tema “Inovações e desafios do PMO do Governo”, unidade que funciona na Secretaria de Economia e Planejamento (SEP).

“Geração de valor, antes e depois do PMO” foi tema da palestra da gerente do DER-ES, Juliana Prado. Já o vice-presidente da seção estadual do Project Management Institute (PMI-ES), Jardel Baldo, falou sobre os benefícios das certificações para profissionais que atuam na área de gerenciamento de projetos.

A subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos, Sabrina Caliman Tanaka, ressaltou a importância da troca de experiências entre os profissionais, cujo trabalho, ressaltou ela, deve adaptar-se ao cenário imposto pela crise que o país atravessa.

Carlos Victor Pestana, que gerencia o Escritório de Projetos do Governo, com uma carteira de 21 projetos estruturantes, também afirmou que o cenário atual faz com que o gerenciamento de projetos venha sendo realizado de forma mais intensificada.

“Com a redução de recursos imposta pela crise, os técnicos passaram a acompanhar não só a estruturação e a execução dos projetos, levantando também os custos de operação que devem ser gerados após a conclusão das suas entregas, garantindo a financiabilidade e a sustentabilidade do portfólio do Governo”, contou Sabrina Caliman.  .