10/03/2015 14h00 - Atualizado em 22/08/2016 15h25

Governador apresenta diretrizes para Bispos e Presbíteros da Arquidiocese de Vitória

"Queremos fazer do Espírito Santo  um bom exemplo para o país e para isso teremos que construir juntos". Foi com essa mensagem  que o governador Paulo Hartung abriu, na manhã desta terça-feira (10), palestra realizada junto aos bispos e presbíteros da Arquidiocese de Vitória. O evento teve como objetivo apresentar as diretrizes, ações e projetos do Governo do Estado. O encontro foi realizado no Centro de Treinamento Dom João Batista, em Vitória.

Acompanhado do vice-governador Cesar Colnago, Hartung aproveitou a oportunidade para detalhar a situação financeira do Estado e explicar o projeto de lei chamado Escola Viva que entregou, na última quarta-feira (04), para Assembleia Legislativa. Com ele o Poder Executivo Estadual pretender criar gradativamente mecanismos e metodologias para modernizar o ensino médio público estadual.

“Precisamos tornar as escolas mais atraentes para nossos jovens. A ideia é, dando um passo de cada vez, avançar para o ensino integral e valorizar os profissionais com medidas simples e eficientes como, por exemplo, o professor que trabalha em duas escolas em períodos diferentes que passe a permanecer em período integral na mesma escola. A intenção é envolver alunos, professores e comunidade para que a educação seja uma ferramenta orientadora e preventiva  contra a vida do crime, armas e drogas”, salientou Hartung.

Hartung falou ainda sobre as dificuldades gerenciais encontradas na saúde, desafios da  segurança pública e respondeu perguntas sobre mobilidade urbana e austeridade fiscal. "Havia uma visão de que éramos um Estado rico e aumentaram significativamente o custeio. Em cada órgão público do Estado vamos cortar recursos que estão sendo mal aplicados ou aplicados em ações que não dêem o retorno necessário  à população. Temos que priorizar os recursos e cortar desperdícios e é isso que já estamos fazendo”, frisou o governador.

“Na saúde as coisas foram feitas sem controle. Fato é que identificamos aproximadamente R$ 155 milhões em despesas realizadas sem empenho, ou seja, sem previsão orçamentária. O setor precisa ser completamente reorganizado e, neste sentido, vamos percorrer o Estado para construímos em conjunto uma nova perspectiva, considerando a situação financeira, metodologias de gestão e ampliação dos serviços”, informou.

Sobre as ações na área da segurança pública, Paulo Hartung afirmou que pretende atuar com as forças policiais no enfretamento à criminalidade, porém será fundamental envolver as prefeituras e demais instituições da sociedade para o Estado avançar em uma ocupação estratégica nas regiões com vulnerabilidade social, com a prestação de serviços básicos para resgate da cidadania.

Ao final do evento, o arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, explicou que com a presença do governador foi possível conhecer as diretrizes que serão desempenhadas pelo Poder Executivo Estadual e identificar como a Arquidiocese pode contribuir, principalmente, nas questões sociais e no processo de debate para formulação de políticas públicas.

“É no diálogo que nós crescemos. Somos 1.031 comunidades só na Arquidiocese de Vitoria e mais de seis mil em todo Estado. Podemos colaborar em muita coisa e temos interesse em atuar na base com ações de conscientização”, destacou Dom Luiz Mancilha.

Leonardo Nunes Celular / WhatsApp (27) 9 9944 5215