19/05/2016 14h56 - Atualizado em 01/06/2016 14h54

Governador autoriza nomeação de 50 inspetores penitenciários

O governador Paulo Hartung assinou nesta quinta-feira (19) a nomeação de 50 candidatos aprovados na 6ª e última turma do curso de formação de Inspetores Penitenciários da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

A assinatura ocorreu no Palácio Anchieta, Centro de Vitória, e contou com a presença do secretário de Estado da Justiça, Walace Pontes, da secretária de Gestão e Recursos Humanos, Dayse Lemos, e do secretário da Casa Civil, Paulo Roberto Ferreira. Parte do grupo de nomeados também acompanhou a assinatura.

Em sua fala, o governador Paulo Hartung destacou a importância da nomeação dos 50 novos inspetores penitenciários para o sistema prisional capixaba. "Especialistas apontam que a crise econômica que estamos vivenciando é a maior dos últimos 120 anos. Neste cenário, o ato de hoje é altamente significativo. Estamos a serviço da sociedade. Temos que largar o corporativismo e individualismo para atender à sociedade. Assino as nomeações e peço aos novos servidores que exerçam a função com qualidade em respeito aos cidadãos capixabas para avançarmos o sistema prisional", disse.

O secretário de Estado da Justiça, Walace Pontes, garantiu que a nomeação dos outros 195 classificados ocorrerá ao longo dos próximos meses. “É uma satisfação muito grande para todos nós participar dessa nomeação. O governo do Estado já havia reforçado esse compromisso e vai continuar trabalhando com afinco pelos outros candidatos que aguardam nomeação”, explicou.

O edital de homologação do resultado final dos 245 candidatos aprovados e classificados no concurso público para os cargos de Agente e Escolta e Vigilância Penitenciária e Agente Penitenciário - com nova denominação de Inspetor Penitenciário, foi publicado no Diário Oficial do Estado em 09 de maio.

Esta é a 6ª turma do curso de formação da Sejus – turma Fox. Os candidatos fazem parte do cadastro de reserva do último concurso público realizado pela Secretaria. Conforme prevê o edital do certame, o concurso de 2012 abriu 500 vagas – e cadastro de reserva - para Agente Penitenciário e Agente de Escolta e Vigilância e teve um total de 1.468 classificados, dos quais 697 já foram nomeados e encontram-se em plena atividade. 

Curso de formação

Todos os candidatos que participaram do curso de formação já passaram por outras cinco etapas: prova objetiva, prova de condicionamento físico, exame de saúde, prova de aptidão psicológica, comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e na vida privada. Todos eles receberão os certificados.

O curso de formação tem carga horária de 400 horas e a presença do aluno é obrigatória em horário integral. As aulas são realizadas na Escola Penitenciária do Espírito Santo (Epen). Durante o curso, os alunos tiveram aulas teóricas e práticas, nas seguintes disciplinas: Lei de Execução Penal; Ressocialização; Saúde, Psicologia e Serviço Social Prisional; Sistema Penitenciário do Espírito Santo; Leis de Trânsito (Direção defensiva); Segurança Eletrônica; Táticas Defensivas; Técnicas de Revistas; Armamento e Tiro; Escolta Armada; entre outras.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br / imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664    

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard