06/02/2015 13h00 - Atualizado em 24/08/2016 14h51

Governador discute ações sobre estiagem no Fórum Metropolitano das Águas

Formado pelos presidentes das Câmaras Municipais que representam o poder legislativo dos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), e representantes do Fórum Metropolitano das Águas e o governador Paulo Hartung debateram, na tarde desta sexta-feira (06), ações conjuntas para enfrentamento do período de forte escassez de água no Estado. O encontro foi realizado no Palácio Anchieta, em Vitória.

Durante a reunião, o governador Paulo Hartung destacou que a criação do Fórum é uma importante iniciativa com função estratégica, que segue os princípios das ações realizadas pelo Governo do Estado no processo de mobilização das diferentes instâncias do poder público, setor produtivo e sociedade.

Hartung disse ainda que o papel desempenhado pelas Câmaras é importante pela proximidade do órgão com a sociedade. “A criação do Fórum é uma iniciativa que vai permitir uma rotina de debate produtivo. A produção, preservação e consumo consciente da água é um tema que deve ser debatido ao extremo para mudar consciência, mudar comportamento e costumes. A participação de nossos vereadores neste processo é importante para discutirmos as atualizações legislativas que serão necessárias em breve”, destacou o governador.

Para o vereador César Lucas (PTC), presidente da Câmara Municipal de Cariacica e idealizador do fórum, “o Poder Legislativo municipal deve acompanhar de perto os desafios da sociedade que, neste momento, é a crise no sistema de abastecimento de água. Demos o pontapé na reunião de hoje e estamos engajados para avançar na conscientização e até mesmo legislação”, disse.

O vereador comentou ainda que seguindo o exemplo já adotado por Vitória, Vila Velha e Guarapari, a Câmara de Cariacica protocolou um projeto de lei para multar os munícipes que desperdiçarem água. A expectativa é que o projeto seja votado ainda no mês de fevereiro.

Vale lembrar que desde o último mês de janeiro, com o agravamento do período de estiagem o Governo realizou uma série de medidas para economizar água e priorizar o consumo humano. Entre as ações estão a proibição de novas instalações de irrigação, revisão do fornecimento hídrico para o setor industrial e a proibição de queimada.

Assessoria de imprensa do Governo do Espírito Santo

Leonardo Nunes