10/10/2015 09h00 - Atualizado em 12/08/2016 15h06

Governador e ministro sobrevoam Rio Doce

Ainda nesta terça-feira (10), antes de participarem da solenidade deentrega de 1.004 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida no município de São Mateus, Região Norte do Estado,  o governador Paulo Hartung e o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, sobrevoaram o Rio Doce para acompanhar os trabalhos que estão sendo realizados na região.

"Estamos monitorando os acontecimentos no Rio Doce com toda nossa estrutura em alerta para auxiliar nas ações que forem necessárias. No Espírito Santo, em diálogo constante com o Governo do Estado e profissionais que estão trabalhando neste episódio", disse o ministro.

Dilma acompanha situação no Estado

A cerimônia de entrega das  unidades habitacionais em São Mateus foi realizada  em transmissão simultânea com a entrega  feita em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, onde participou a presidente Dilma Rousseff.

Durante a transmissão, Hartung relatou para a presidente as dificuldades enfrentadas pelo Governo do Estado com a crise hídrica e rompimento das barragens em Mariana, em Minas Gerais. "Presidente, estamos vivendo um momento desafiador no Espírito Santo, com uma crise hídrica prolongada e, agora, agravada na região do Rio Doce capixaba com a chegada da onda [lama] vinda de um desastre triste e lamentável de impacto humano e ambiental de grandes proporções", relatou o governador.

Já a presidente Dilma disse que  acompanha  e monitora a chegada da lama de rejeitos no território capixaba. "Eu queria falar com o povo do Espírito Santo, estamos extremamente preocupados porque duas barragens se abriram no Estado de Minas e uma onda de água com lama está chegando pelo Rio Doce. Temos hoje que olhar a situação do Espírito Santo e o Governo Federal se coloca inteiramente à disposição. Já estivemos na região de Minas Gerais e vamos acompanhar a situação lá no Espírito Santo", disse a presidente.