01/11/2016 14h05 - Atualizado em 01/11/2016 15h17

Concurso Público: 178 professores aprovados são nomeados

Foi publicada no Diário Oficial do Estado, nesta terça-feira (01), a nomeação de mais 178 professores aprovados no concurso público do magistério estadual realizado em 2015. Os profissionais vão atuar nas escolas da rede pública estadual, com estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

O governador Paulo Hartung assinou, na segunda-feira (31), o decreto com as nomeações dos professores aprovados após reunião com o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, e a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Dayse Lemos.

Paulo Hartung destacou que, apesar da crise econômica que castiga o país, o Poder Executivo Estadual tem realizado investimentos em áreas prioritárias como saúde, segurança, programas sociais e educação. "Estamos com uma política de austeridade fiscal em andamento, mas, ao mesmo tempo, realizando investimentos importantes em áreas estratégicas. A educação é prioridade, pois neste mundo globalizado permite que nossos jovens se desenvolvam em condições de igualdade e tenham acesso a janelas de oportunidades”, finalizou.

O objetivo do Governo do Estado é que seja realizado, anualmente, concurso para professores, para recompor gradativamente o quadro efetivo do magistério estadual.

“Esse é um ato de mudança e movimento, solidificando a melhoria da educação e abrindo uma nova etapa na vida profissional desses professores. Já estamos trabalhando para lançar um novo concurso, com previsão de mais mil vagas. Nosso objetivo é realizar um concurso de remoção antes, onde os professores efetivos são contemplados com a mudança para outra escola em caráter definitivo e, logo após, publicar o edital com abertura de novas vagas”, ressaltou Haroldo.

Junto com o decreto de nomeações, também foi publicado nesta terça-feira (01), o edital de chamada para a identificação do posto de trabalho e posse dos candidatos nomeados.

Para fins de comprovação dos requisitos exigidos no edital de abertura do certame, os candidatos nomeados deverão enviar, até o dia 08 de novembro, a documentação exigida, por meio do Correios, preferencialmente por Aviso de Recebimento (AR), à Subgerência de Pessoal Transitório da Secretaria de Estado da Educação - localizada à Avenida César Hilal, nº 1111, Santa Lúcia, Vitória/ES - CEP 29.056-85.

Além disso, os nomeados devem comparecer na data, no horário e no local, conforme estabelecido no edital Seger/Sedu nº 24/2016, para a escolha de vaga e posse. O procedimento para chamada dos candidatos acontecerá por Superintendência e em ordem alfabética de município.

Concurso

As nomeações são referentes ao concurso público do magistério estadual realizado em 2015. Foram abertas 1.178 vagas para 76 municípios capixabas e distribuídas por disciplina: Arte (41 vagas), Biologia/Ciências (72 vagas), Educação Física (30 vagas), Filosofia (14 vagas), Física (73 vagas), Geografia (87 vagas), História (39 vagas), Língua Inglesa (67 vagas), Matemática (455 vagas), Língua Portuguesa (218 vagas), Química (59 vagas), Sociologia (23 vagas).

Pelo Decreto nº 748-S, publicado em 06 de junho de 2016, 867 professores aprovados foram nomeados e estão atuando na rede pública estadual desde o início do segundo semestre.

As novas nomeações, publicadas nesta terça-feira (01), incluem os candidatos nomeados pelo Decreto nº 748-S que não tomaram posse no prazo legal ou não assumiram exercício.

O concurso tem validade de oito meses a partir da data de homologação do resultado final, que foi no dia 15 de abril, e a previsão é que os demais candidatos aprovados sejam nomeados no decorrer desse período.

Com as nomeações, as vagas atualmente ocupadas por professores com contratos de designação temporária serão substituídas pelos efetivos. Assim, o Governo do Estado ganhará na operacionalidade e os recursos serão otimizados.

Edital de chamada - nº 24/2016

Assessoria de Comunicação/ Sedu