05/03/2015 17h15 - Atualizado em 22/08/2016 17h16

Governador prestigia inauguração de obra em Vila Velha

Acompanhado do prefeito Rodney Miranda e diversas lideranças políticas, empresariais e comunitárias, o governador Paulo Hartung participou na manhã desta quinta-feira (05) da solenidade de inauguração da Estação de Bombeamento de Águas Pluviais da Bacia do Canal Guaranhuns Elmo Dall’Orto, localizada no bairro Araças, em Vila Velha.

As sete bombas da Estação têm a capacidade de lançar até 21,5 milhões de litros de água por hora (3.200 carros-pipas por hora). A água será bombeada do Canal de Guaranhuns para o Rio Jucu, minimizando o problema histórico dos alagamentos nas regiões próximas ao canal, como os bairros Jockey, Darly Santos, Pontal das Garças e Araçás.

De acordo com informações da Prefeitura, as bombas serão acionadas conforme o volume de água no Canal, podendo ser acionada somente uma ou as sete ao mesmo tempo. Também no Canal de Guaranhuns, foram reformadas as comportas, que impedem que as águas do Jucu voltem para o canal em casos, por exemplo, de cheias de marés.

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação  e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), João Coser, destacou que a estação de bombeamento é o início de um grande projeto de macrodrenagem que o Governo do Estado está desenvolvendo.

"Temos captado junto ao Ministério das Cidades mais de R$ 300 milhões e estamos trabalhando para iniciar a contratação das obras que vão reduzir de forma significativa os alagamentos em Vila Velha, Cariacica e parte de Viana".

O governador Paulo Hartung ressaltou que a realização desta obra é um importante feito para um município que tem muitas demandas, principalmente no período de chuvas, e pouco recurso orçamentário. "Essa obra é uma importante intervenção de engenharia para auxiliar o município nos períodos de fortes chuvas”.

“Esta entrega é um marco histórico no combate às consequências das fortes chuvas em Vila Velha, uma cidade com diversas regiões abaixo do nível do mar. O investimento de mais de R$ 4 milhões vai beneficiar diretamente dez bairros e mais de 60 mil pessoas”, informou o prefeito Rodney Miranda.

Homenagem

O nome da Estação é uma homenagem ao engenheiro civil Elmo Luiz Campo Dall’Orto, falecido no dia 8 de janeiro de 2013, aos 76 anos. Ele foi professor do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), integrante da equipe do antigo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOS) e atuou durante anos na área de saneamento, meio ambiente e recursos hídricos.

Macrodrenagem

O Governo do Estado, por meio da Sedurb, está trabalhando para iniciar a macrodrenagem urbana das bacias hidrográficas dos canais da Costa, Guaranhuns, Rio Aribiri, Campo Grande, Rio Marinho e Jardim de Alah, nos municípios de Vila Velha e Cariacica.

As obras visam oferecer melhorias do sistema de drenagem para contenção de cheias, com a requalificação do espaço urbano, incluindo a construção de parques lineares e a readequação e melhorias do sistema viário e de acesso.

Ao todo serão mais de 350 mil pessoas beneficiadas.

Assessoria de Comunicação – Sedurb
Loureta Samora