18/06/2015 13h00 - Atualizado em 18/08/2016 16h26

Governador prestigia posse de novo desembargador

Com o Salão Pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) cheio, o procurador de Justiça,  Fernando Zardini Antonio,  foi empossado, na tarde desta quinta-feira (18), no cargo de desembargador do TJ-ES. O procurador passa a ocupar vaga aberta com a aposentadoria do desembargador José Luiz Barreto Vivas. A cadeira, pelo dispositivo do quinto constitucional, é reservada a um membro do Ministério Público Estadual (MP-ES).

O ato de nomeação de Fernando Zardini para o cargo de desembargador foi assinado no último mês de maio pelo governador do Estado, Paulo Hartung, após receber uma lista tríplice elaborada pelo Tribunal Pleno do TJ-ES. Vale lembrar que essa lista foi elaborada com base em seis nomes sugeridos pelo Ministério Público. Além de Zardini, disputavam a vaga de desembargador os promotores Gustavo Modenesi Martins da Cunha e Vera Lúcia Murta Miranda.

Para o governador Paulo Hartung, o novo desembargador, além da formação técnica, possui experiência em diferentes instâncias do poder público.  "Além da cultura jurídica que ele carrega, já tendo atuado como promotor, procurador e chefe do Ministério Público, Fernando Zardini também acumula experiência no Poder Executivo, em uma área desafiadora que é o sistema prisional. Acredito que o novo desembargador trará uma boa contribuição ao TJ-ES no sentido de aproximar o trabalho da Justiça às expectativas da população", pontuou o governador.

A posse ao novo desembargador foi realizada pelo presidente do TJ em exercício, desembargador Carlos Henrique Rios do Amaral, que na oportunidade entregou o diploma e o Colar do Mérito Judiciário a Fernando Zardini Antonio. "Pretendo contribuir  com os colegas magistrados nesta busca permanente pela melhoria dos serviços prestado à população", disse Zardini em seu discurso de posse.

Autoridades presentes

Além do governador e membros do Poder Judiciário, estiveram presentes na solenidade o procurador-geral de Justiça do Estado, Eder Pontes, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Espírito Santo, Homero Mafra, o defensor público-geral do Estado, Leonardo Oggioni, e o presidente do Tribunal de Contas Estadual, Domingos Taufner, além de secretários estaduais e o prefeito de Vitória, Luciano Resende.

Currículo

Natural de Vitória, Fernando Zardini Antonio é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal pela Associação Espírito-Santense do Ministério Público. Foi servidor do Poder Judiciário e promotor de Justiça em diversas Comarcas do Estado. Atuou na Procuradoria de Justiça de Contas entre 1994 e 1997. Foi secretário de Estado da Justiça por dois anos e procurador-geral de Justiça por quatro anos. Exercia o cargo de procurador de Justiça Chefe da Procuradoria de Justiça Especial.

Assessoria de Comunicação do Governo do Estado

Leonardo Nunes