16/05/2016 15h44 - Atualizado em 31/05/2016 17h42

Governador visita obras no Morro da Boa Vista, em Vila Velha

Nesta segunda-feira (16), o governador Paulo Hartung visitou as obras para demolição e contenção de rochas no Morro da Boa Vista, em São Torquato, Vila Velha.  As intervenções são necessárias por conta de uma pedra gigante que rolou no Morro durante deslizamento de terra no dia 1º de janeiro. Para auxiliar nas intervenções, o Governo do Estado repassou, via Fundo Estadual da Defesa Civil, R$ 2,5 milhões ao município.

De acordo com a Prefeitura, a demolição das pedras maiores, que estavam soltas, foi concluída. No topo da encosta, foram construídos 28 contrafortes para estabilizar rochas soltas. Outros 17 ainda serão construídos. Na parte intermediaria, estão prontos 13 contrafortes, quatro muros de concreto e duas barreiras de impacto. Ainda de acordo com o município, a contenção da pedra que deslizou e parou no meio do morro já foi realizada. A conclusão dos trabalhos está prevista para o final do mês de junho.

"Visitamos a obra de contenção para conhecer a realidade da comunidade deste acidente que, felizmente, não fez nenhuma vítima fatal. Estamos intervindo na região com uma estrutura de grande porte e alto investimento, mas não podemos deixar de falar que a  Prefeitura e o Governo do Estado estão atuando em uma área que não deveria ser habitada. Precisamos avançar na discussão sobre a ocupação do solo de forma ordenada para evitarmos problemas de infraestrutura”, ponderou Hartung.

Após a visita, o governador participou de uma solenidade de Ordem de Serviço para reforma de Ginásio Poliesportivo no bairro de São Torquato. Na oportunidade, Hartung ressaltou que o equipamento é uma importante ferramenta que auxilia no processo educacional dos  adolescentes. "Esse aqui é um equipamento muito importante para o município e Estado. Eu aprendi muito com a prática de esportes coletivos. É no relacionamento com colegas e, sob a coordenação de profissionais qualificados, que podemos ajudar nossos jovens no aprendizado da vida, no trabalho em equipe e no respeito ao próximo", comentou Hartung.

Concessão de uso

Vale lembrar que, em maio de 2015, Governo e Prefeitura assinaram contrato para concessão de uso do Ginásio Poliesportivo. Com a medida, o imóvel que compreende uma área de 4,6 mil m², será reformado e administrado pelo município nos próximos 10 anos. A concessão tem como objetivo ampliar as atividades educacionais, culturais, esportivas e de lazer no bairro de São Torquato e Região.

Parque Urbano de Cocal

Ainda em Vila Velha, o governador visitou as obras do Parque Urbano de Cocal, localizado na Rua dos Artistas, no Bairro Cocal. As obras do local estão em estágio avançado e a estrutura do Centro de Convivência do Idoso já está em fase de acabamento. A Prefeitura de Vila Velha está construindo Calçada Legal no entorno do parque, além de área para o estacionamento.  O parque urbano é composto por 23 mil m² e as intervenções para urbanização serão realizadas em 10 mil m², incluindo área para prática de esporte e ginástica, pista de caminhada, paisagismo e iluminação de todo o terreno, que ainda conta com uma reserva ambiental. A previsão de conclusão das obras é até o final do primeiro semestre de 2016. Os recursos são do Fundo Estadual de Combate à Pobreza e Desigualdades Sociais da Assistência Social e do Tesouro Municipal de Vila Velha.

Teatro Municipal

Hartung também visitou o Teatro Municipal Élio de Almeida Vianna, localizado na Praça Duque de Caxias, no Centro. O espaço recebeu uma reforma geral, incluindo nova pintura externa e interna, recuperação do piso do palco, recuperação do forro de gesso, substituição de portas danificadas, reforma nos banheiros, recuperação do lustre da entrada principal, reparos na parte elétrica, substituição do carpete da parede, recuperação do estofamento de todas as cadeiras, aquisição de todo aparelhagem de sonorização e iluminação cênica, além de um novo sistema de ar condicionado.  O teatro estava fechado há anos, e está em obra acerca de um ano.

Assessoria de Comunicação do Governo do Estado
Leonardo Nunes