04/03/2016 15h00 - Atualizado em 12/07/2016 15h01

Governo amplia atendimento em Alto Rio Novo com entrega de USF

Os moradores de Alto Rio Novo, no Noroeste do Espírito Santo, terão acesso a serviços básicos de saúde em um espaço mais amplo, moderno e confortável, a partir desta sexta-feira (04), com a inauguração de uma Unidade Saúde da Família (USF) no bairro Santa Bárbara. O espaço foi construído com recursos da ordem de R$ 1.163.509,00 repassados pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), e vai beneficiar aproximadamente 6 mil alto-rio-novenses.

O vice-governador e médico, César Conalgo, ressaltou que a unidade de saúde será um importante equipamento para ampliar as ações preventivas do Sistema Único de Saúde (SUS). "Estudos apontam que 80% dos problemas de saúde, se detectados e mediados corretamente, em unidades como esta, evitam doenças e complicações futuras, além de desafogar o sistema, porém isso só se faz com acompanhamento e uso da gestão", destacou o vice-governador.

Além de aumentar a capacidade de atendimento do município, a Unidade Saúde da Família vai possibilitar que os serviços sejam mais bem organizados para atender à população com mais qualidade. Atualmente, Alto Rio Novo conta com quatro unidades básicas de saúde, cada uma com capacidade para atender 60 pessoas por dia, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Com a abertura da USF, portanto, poderá crescer até 25% o número de pessoas atendidas no município com consultas médicas e odontológicas, curativos, vacinação, oferta de medicamentos e outros serviços básicos.

A Farmácia Cidadã Municipal, que funciona atualmente na Unidade Básica de Saúde do Centro, será transferida para as instalações da Unidade Saúde da Família, que poderá acomodar melhor os usuários. A USF instalada no bairro Santa Bárbara conta ainda com seis consultórios (incluindo um multidisciplinar e um odontológico com duas cadeiras), espaço para higiene bucal, sala de inalação, imunização, suturas e curativos, auditório com 90 lugares e ambientes administrativos e de apoio.

Construção

A parceria do Governo do Estado com os municípios na construção dessas unidades é importante para reduzir a sobrecarga dos leitos hospitalares, já que cerca de 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos com uma atenção básica de qualidade. A Unidade Saúde da Família de Alto Rio Novo dispõe de 600,40 metros quadrados de área construída.

Além dos recursos para construção da USF, a Secretaria de Estado da Saúde também viabilizou equipamentos médico-hospitalares e mobiliários no valor de R$ 56 mil. Como contrapartida, o município cedeu o terreno para construção da obra e cuidou da contratação dos profissionais que vão atender a população.

O padrão do projeto arquitetônico adota características ecologicamente corretas, com destaque para o jardim interior e a ampla distância entre o piso e o teto (entre quatro e cinco metros) para permitir o aproveitamento da luminosidade e ventilação natural. A edificação conta ainda com ambientes climatizados nos consultórios e no auditório.

Novas Unidades

Em 2015 foram entregues Unidades Saúde da Família nos municípios de Viana, Iúna, Bom Jesus do Norte, Colatina e Guarapari. Em janeiro, o Governo do Estado entregou uma Unidade Saúde da Família no distrito de Pedra Azul, em Domingos Martins, e para este ano ainda estão previstas a entrega de USF em Conceição da Barra, Mantenópolis, Castelo, Guaçuí, João Neiva, Marataízes e Pedro Canário.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges