19/01/2016 09h00 - Atualizado em 18/07/2016 14h27

Governo anuncia repasse de R$ 2,5 mi para obras de contenção no Morro de Boa Vista

O governador Paulo Hartung anunciou, na manhã desta terça-feira (19), o repasse de R$ 2,5 milhões ao município de Vila Velha para dar continuidade às obras para demolição e contenção de rochas no Morro da Boa Vista, em São Torquato. O anúncio foi realizado após reunião entre o governador e o prefeito Rodney Miranda. O encontro foi realizado na Residência Oficial do Governo (Resof), na Praia da Costa, em Vila Velha.

Atualmente as intervenções estão em andamento com a perfuração da pedra localizada no topo do morro, de onde uma rocha de três toneladas se desprendeu. Após a perfuração, serão iniciados os trabalhos de fixação da rocha para evitar riscos de novos deslizamentos. De acordo com informações do município, as rochas menores estão sendo fragmentadas.  Nos próximos dias, será utilizado  um teleférico de carga, que consiste em um cabo de aço que possui uma cabine para transportar materiais e equipamentos.

Aproximadamente 200 toneladas de materiais devem ser transportadas por este recurso. "Nós decidimos um trabalho conjunto na área. A Prefeitura está atuando de forma emergencial e o Governo do Estado, com nossas equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Secretarias com relação na área. Financeiramente, o prefeito solicitou recursos e vamos auxiliar neste  primeiro momento com essa quantia. Também vamos apoiar o poder municipal na articulação junto ao Governo Federal para conseguir recursos para estas e outras ações", disse Hartung.

"Estamos pleiteando recursos financeiros, mais uma vez, junto ao Governo Federal, para realizar intervenções nas áreas de risco do município. O valor  anunciado pelo governador, somado aos recursos próprios do município, irá auxiliar nas obras desta primeira etapa da intervenção em São Torquato.  Em geral, estamos avançando com um conjunto de esforços para que a situação se normalize o mais rápido possível", completou o prefeito Rodney Miranda.

Hartung sugere Fundo Municipal de Proteção e Defesa Civil

Com o objetivo de auxiliar os municípios a receberem repasse de verbas da União e do Estado em episódios externos como, por exemplo, este em Vila Velha, o governador Paulo Hartung enviou aos 78 municípios do Estado um ofício com proposta de lei para criação de Fundo Municipal de Proteção e Defesa Civil (FUNMPDEC). "Enviei pessoalmente o ofício contendo a lei e o decreto para regulamentação. É uma medida importante que padroniza e permite mais agilidade na transferência de recursos para os municípios, uma vez que o repasse será fundo (Estadual ou Federal) a fundo (Municipal).

Assessoria de Comunicação do Governo do Estado
Leonardo Nunes