11/09/2015 16h30 - Atualizado em 15/08/2016 16h24

Governo define ações para receber a Tocha Olímpica no Estado

Os Jogos Olímpicos 2016 só acontecem no ano que vem, mas já é grande a expectativa para esse importante evento mundial, inclusive para o Espírito Santo. Nove municípios capixabas irão receber a Tocha Olímpica entre os dias 16 e 18 de maio de 2016.

Na manhã desta sexta-feira (11), o Ministro do Esporte, George Hilton, participou de uma reunião, no Palácio Anchieta, para tratar do assunto, juntamente com representantes de entidades federais, estaduais e municipais. No encontro, foram alinhadas ações e procedimentos a serem realizados durante a passagem da Tocha pelo Estado.

Presidida pelo vice-governador, César Colnago, a reunião contou com representantes dos ministérios do Turismo, Relações Institucionais, Defesa, Justiça, Secretaria Geral da Presidência da República e Agência Brasileira de Inteligência, além da Autoridade Pública Olímpica e do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016.

A Tocha Olímpica vai passar por nove cidades do Estado: Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Vila Velha, Vitória, Serra, Aracruz, Colatina, Linhares e São Mateus.

Na reunião também estavam alguns atletas. Dentre eles, Alison Cerutti, Ana Paula Ribeiro, Bruno Schmidt, entre outros

Além de destacar a magnitude dos jogos olímpicos e da passagem da Tocha Olímpica para as cidades brasileiras, o vice-governador ressaltou a importância da prática do esporte, que deve ser incentivada nas escolas.

“Nossos atletas de hoje que têm potencial de vencer grandes desafios são muito importantes para as futuras gerações e para as futuras Olimpíadas. Além do espírito olímpico, também precisamos aproveitar esse envolvimento para despertar o interesse pelas atividades físicas desde a primeira infância. É condição fundamental, junto com alimentação e as ações primárias de saúde, para que tenhamos uma geração que gere menos doenças e problemas de saúde”, afirmou Colnago.

Em seu discurso, o Ministro do Esporte, George Hilton, exaltou as belezas e potencialidades do Espírito Santo e lembrou que Vitória será a primeira cidade com praia por onde a tocha irá passar. “É uma alegria saber que nove cidades capixabas vão fazer parte dessa história. Vamos trabalhar para que o Brasil seja uma nação que pratique esportes, estimulando o desporto nas escolas, e ter uma política nacional de práticas esportivas”, declarou.

O secretário de Estado de Turismo, José Sales Filho, destacou que a passagem da tocha pelo Estado tem um impacto turístico positivo para o Espírito Santo.

“Durante esse evento que precede os Jogos Rio 2016, teremos a oportunidade de divulgar as imagens do nosso Estado, principalmente os pontos turísticos, nosso patrimônio histórico e cultural. São imagens que serão divulgadas para o Brasil e para o mundo todo”, informou o secretário.

Para o secretário de Estado de Esporte, Valdir Klug, a participação do Espírito Santo pode inspirar os atletas capixabas. "Estamos muito felizes em receber o maior símbolo do esporte mundial. Além de representar a união dos povos, acredito que a passagem da tocha vai inspirar muitos dos nossos jovens atletas a continuarem no esporte. Agora, o Estado também fará parte deste grande ciclo olímpico que já se iniciou", pontou o secretário Valdir.

Roteiro

A chegada ao Espírito Santo será na tarde do dia 16 de maio, quando a Tocha pernoita em Cachoeiro de Itapemirim. No dia seguinte, ela vai passar por Guarapari, Vila Velha e pernoitar em Vitória. Já no dia 18 de maio, o revezamento será realizado nos municípios de Serra, Aracruz, Colatina, Linhares e a pernoite será feita em São Mateus.

Os municípios escolhidos ficam próximos à BR-101 por conta de uma questão logística, já que o comboio que levará a tocha será formado por mais de 300 pessoas, entre as quais estão atletas, membros do comitê olímpico, autoridades locais e convidados dos patrocinadores das Olimpíadas. A lista das pessoas escolhidas para carregar a tocha será divulgada somente próxima à data do revezamento, por questões de segurança.

Visita ao Kleber Andrade

Após participar da reunião de trabalho sobre a Tocha Olímpica no Palácio Anchieta, o ministro George Hilton, acompanhado do governador do Estado, Paulo Hartung, visitou as dependências do Estádio Kleber Andrade, em Cariacica. Na oportunidade, o ministrou elogiou a estrutura e comentou o potencial do local para receber eventos nacionais. “O Espírito Santo tem uma posição estratégica próxima a importantes centros esportivos do país. Vamos colocar o Estado em nosso radar e estudar que tipo de ações, parcerias e eventos podemos realizar aqui”, comentou George Hilton.

Informações à imprensa:

Alessandra Tonini: 99871-0543