21/09/2015 12h00 - Atualizado em 15/08/2016 15h04

Governo do Estado inaugura unidade da Polícia Civil em Rio Novo do Sul

Em mais uma ação que demonstra os esforços contínuos para melhorar a segurança pública em todo o Espírito Santo, foi inaugurada na manhã deste sábado (19), a nova Delegacia de Polícia Civil em Rio Novo do Sul. A unidade fica no Centro da cidade, com um ambiente humanizado para atendimento ao público.

A unidade está em um terreno de 525m², com 109,35m² de área construída. A nova Delegacia de Polícia (DP) de Rio Novo do Sul é composta por cinco salas, uma cozinha, cinco banheiros e uma antessala. Serão duas entradas independentes, uma delas para a população ter acesso à unidade e a outra exclusivamente para presos.  Por isso, ao chegar à Delegacia, o cidadão será recebido em um ambiente preparado para o atendimento inicial.

Estiveram presentes à inauguração o governador em exercício, César Colnago; o secretário de Segurança Pública e Defesa social, André Garcia; a chefe de Polícia Civil, Gracimeri Gaviorno; autoridades locais e moradores do município.

Para o governador em exercício, César Colnago, combater as diversas formas de violência e promover uma cultura de paz e fraternidade é o grande desafio do Governo. “Esta nova Delegacia de Polícia materializa nosso compromisso com a segurança e defesa social com os moradores de Rio Novo do Sul. A criminalidade, especialmente de homicídios em nosso Estado, está em queda no ranking nacional afastando o Espírito Santo cada vez mais da famigerada lista dos campeões em violência no país”, assinalou.

O secretário de Segurança Pública, André Garcia, reforça a importância da inauguração da Delegacia no município. “Rio Novo do Sul não registra homicídios desde outubro de 2013 e esta nova unidade dará mais estrutura para o trabalho policial e à manutenção deste indicador que é o desejado por todos os capixabas”.

A chefe de Polícia Civil, Gracimeri Gaviorno, ressaltou a preocupação com o atendimento aos moradores da cidade, que contarão com um ambiente interno humanizado. “Quanto tomei posse, no início do ano, assumi um compromisso com a melhoria do atendimento à população que procura os serviços da Polícia Civil. A inauguração desta unidade é prova disso. Agora, quem buscar a Delegacia, além de contar com instalações novas, não terá contato com os detidos, que serão trazidos por outra entrada”.

Para o delegado titular de Rio Novo do Sul, Djalma Pereira Lemos, a nova unidade de Polícia Civil contribui para uma melhoria no atendimento ao público e, tendo em vista que os funcionários terão melhores condições de trabalho, o rendimento no atendimento das demandas e resoluções de inquéritos policiais serão maiores e mais eficazes.

A nova delegacia funciona na Rua Capitão Bley, 13, Centro, Rio Novo do Sul.

Sobre a Obra

A nova Unidade Polícia (UIP) de Rio Novo do Sul possui 109,35m² de área construída e conta com salas de atendimento à população, videomonitoramento, vestiários masculino e feminino, sala de descanso, cozinha e estacionamento.  Tudo foi projetado dentro dos padrões de acessibilidade e com acesso de presos independente dos demais ambientes.

O investimento é de mais de R$ 700 mil, com recursos da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e representa o valor de R$ 709.815,47. As obras foram executadas pelo Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes).

O novo modelo de unidade policial que o Estado está implantando traz modernidade e agilidade no atendimento à população. No caso da UIP de Rio novo Sul, o ambiente vai abrigar o trabalho das Polícia Civil, com espaços mais humanizados e confortáveis, tanto para os profissionais de segurança que vão atuar no local, tanto para o cidadão.

No primeiro semestre deste ano, o Governo do Estado entregou uma unidade similar para Jardim Camburi, em Vitória, que hoje é utilizada pela Polícia Militar. Além dessas, estão em andamento as obras para a construção de Unidades de Polícia em Vila Velha (Terra Vermelha), Castelo e Pedro Canário.

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes - (27) 98849-2310

imprensa.pc@pc.es.gov.br