15/10/2015 09h23 - Atualizado em 11/08/2016 17h47

Governo e produtores de Alto Rio Novo se unem para enfrentar seca

A força-tarefa do Governo do Estado, instituída para propor medidas e ações com o objetivo de enfrentar o longo período de estiagem, deu sequência nesta quinta-feira, 15, ao trabalho de conscientização e convencimento de moradores urbanos e rurais dos municípios mais atingidos. Desta vez, o vice-governador César Colnago e os secretários Octaciano Neto, da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), e Rodrigo Júdice, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, visitaram o município de Alto Rio Novo – a 219 km de Vitória – onde constataram a situação crítica na região. O reservatório da Cesan, cuja captação deveria ser de 46 mil litros/hora, não está atingindo sete mil litros/hora. Não chove na região há dois meses.

Em reunião com produtores rurais em Alto Rio Novo, o vice-governador César Colnago e os secretários da Agricultura Octaciano Neto e do Meio Ambiente, Rodrigo Júdice, além da prefeita Maria Emanuela Pedroso, discutiram a situação do município afetado pela escassez de água.  Será formado um comitê com produtores que irão buscar soluções de cultivo e irrigação sem prejuízo ao consumo humano.  Na próxima semana, o comitê fará a primeira reunião.

O vice-governador César Colnago enfatizou em conversa com produtores rurais e donas de casa que o enfrentamento da crise hídrica deve obedecer a seguinte lógica, com ações a curto, médio e longo prazo: a produção de água; a reservação de água; a racionalização e economia no consumo.

“Por exemplo, temos um sistema de irrigação muito antigo que desperdiça muita água. Hoje, já existem sistemas inteligentes que só liberam a quantidade de água necessária para as plantas. Temos que rever essas atitudes”, comparou Colnago.

“O Projeto Reflorestar está a pleno vapor. A recomposição florestal é muito importante. Até 2017 o Reflorestar irá possibilitar a recuperação em aproximadamente 20 mil hectares; envolvendo quatro mil propriedades e investimentos da ordem de R$ 80 milhões do Fundágua. Além disso, vamos investir na construção de barragens e a maior delas, entre Pinheiros e Boa Esperança – que está paralisada há 12 anos – terá suas obras retomadas em breve com recursos do Tesouro Estadual”, anunciou.

O secretário Octaciano Neto enfatizou que “não tem como sair dessa crise sem prejuízos. A única coisa que reduz os impactos é a colaboração de todos - produtores, donas de casa, empresários, governos - num esforço coletivo para reduzir o consumo de água”.

O produtor rural Braz Pancini reconheceu o esforço do Governo e ressaltou que “a reunião em Alto Rio Novo chegava em boa hora para que todos fiquem unidos na busca de soluções para atravessar esse período de escassez de água”.

 

Informações à Imprensa:

Marcelo Martins – (27) 36361425 - Coordenador de Comunicação Social

Vice-Governadoria

Alessandra Tonini – (27) 36361446 - Gerente de Monitoramento e Informação -  Vice-Governadoria

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard