02/12/2015 10h00 - Atualizado em 10/08/2016 16h46

Governo lança editais para construção de 26 barragens em assentamentos

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), irá construir 26 barragens de uso coletivo em assentamentos de trabalhadores rurais capixabas no Norte do Estado. Os cinco editais de licitação para as obras foram lançados nesta quarta-feira (02), durante solenidade realizada no Palácio Anchieta, em Vitória. A expectativa é que as obras sejam concluídas até o final de 2016, beneficiando mais de 1.200 pessoas que vivem nesses assentamentos.

A solenidade de lançamento dos editais contou com a presença do governador Paulo Hartung, do vice-governador César Colnago, de secretários de Estado, deputados estaduais, prefeitos, além de trabalhadores rurais e representantes de entidades e associações de agricultores familiares, cooperativas agrárias e lideranças políticas e comunitárias dos municípios onde estão localizados os assentamentos beneficiados.

 As 26 barragens serão construídas em 11 assentamentos de reforma agrária do Estado, nos municípios de Ecoporanga, Montanha, Nova Venécia, São Mateus e Conceição da Barra. A área alagada dos reservatórios irá variar de pouco menos de 1 hectare a 11 hectares. Ao todo, as barragens terão capacidade para armazenar 1,5 bilhão de litros. Elas representam um investimento de aproximadamente R$ 8,8 milhões por parte da Seag.

 Essas barragens são reivindicadas há muitos anos pelas comunidades de assentados, que enfrentam dificuldades na produção de alimentos por estarem situadas em uma região que historicamente sofre com as secas. Os reservatórios se tornam ainda mais importantes em face da grave crise hídrica que os capixabas estão enfrentando desde o final do ano passado.

 

Os assentamentos beneficiados com as barragens são os seguintes: 22 de Julho e Vale do Ouro, em Ecoporanga (duas barragens em cada); Bela Vista, em Montanha (duas barragens); Itaúnas e Independência, em Conceição da Barra (uma barragem em cada); 13 de Maio (duas barragens) e Três Pontões (uma barragem), em Nova Venécia; Córrego Grande e São Vicente (duas barragens em cada), Pratinha (cinco barragens) e Vale da Vitória (seis barragens), em São Mateus.

 

Fortalecimento da agricultura familiar

Durante a solenidade, o governador Paulo Hartung relembrou que, no último mês novembro, foi firmada uma parceria do Governo do Estado com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que viabilizará investimentos da ordem de R$ 12 milhões na agricultura familiar capixaba. “Hoje estamos lançando cinco editais simultâneos licitando um conjunto de barragens em assentamentos no Estado. São dois momentos importantes, em um curto intervalo de tempo, num período difícil de grandes desafios econômicos”, ponderou Hartung.

“Não tem dinheiro para tudo, nunca. Nem quando o vento sopra a favor e nem quando ele sopra contra. É necessário ter vontade política, mas com organização e planejamento para os recursos públicos se transformarem em realizações para a população”, completou o governador.

O vice-governador César Colnago destacou que "o anúncio dos editais de licitação para a construção dessas barragens mostra o compromisso da nossa gestão em enfrentar um problema tão sério que, inclusive, será pauta permanente do Governo. Não podemos tratar esse assunto como prioridade apenas nos momentos difíceis. E, paralelamente a todas às ações de Governo, é fundamental a colaboração da sociedade, com o uso racional e consciente dos recursos hídricos”.

Reserva hídrica

O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, lembrou que enquanto a maioria dos governos estaduais está buscando recursos para conseguir pagar o 13º salário aos servidores, no Espírito Santo a realidade é diferente. “Com o ajuste fiscal feito sob a liderança do governador Paulo Hartung, desde o início do ano, estamos tendo a oportunidade de fazer os primeiros investimentos com recursos próprios em novas e importantes obras como essas anunciadas hoje. Temos uma agenda prioritária relacionada à questão dos recursos hídricos”, enfatizou.

Octaciano Neto ressaltou que as políticas públicas de enfrentamento da crise hídrica estão centradas em duas frentes. “Temos uma frente a qual chamamos de infraestrutura verde, que reúne as ações e programas de reflorestamento, de recuperação de nascentes e de promoção da agricultura sustentável. A outra frente de trabalho está relacionada ao que chamamos de infraestrutura cinza, que diz respeito aos investimentos na construção de barragens e de caixas secas”, salientou.

Com relação às barragens que serão construídas nos assentamentos rurais, o secretário de Estado da Agricultura afirmou que os agricultores familiares que vivem nos assentamentos merecem toda a atenção por parte do Governo do Estado. “Essas famílias que vivem nos assentamentos rurais necessitam muito do apoio governamental. Nossa tarefa é levar infraestrutura adequada a essas regiões, para que os assentados possam ter

O assentado Ailton Nunes, do assentamento de Córrego da Prata, em São Mateus, destacou que a construção de reservatórios de água nos assentamentos é uma demanda antiga. “A construção dessas barragens vai vir em uma boa oportunidade. Os assentamentos no Norte do Estado já têm uma produção razoável, mas com esse processo da seca perdeu-se uma parte da produção. A gente acredita que com a execução dessas obras vamos voltar à normalidade”, afirmou.

José Amilton Azevedo de Oliveira, do assentamento Bela Vista, em Montanha, destacou a segurança que as barragens irão proporcionar às famílias assentadas. “Temos sofrido há muito tempo com o problema da falta de água, o que dificulta nossa produção. Agora teremos mais segurança e tranquilidade para investirmos em nossas propriedades. A água e uma fonte de riqueza sem ela somos nada”, disse.

 

Mais barragens

Recentemente, o governador Paulo Hartung e o secretário de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca, Octaciano Neto, anunciaram a construção de outras seis barragens para o armazenamento de água no interior do Estado, totalizando 32 barragens. Elas terão capacidade para armazenar 19,5 bilhões de litros de água, volume que pode abastecer uma população de até 360 mil pessoas por um período de um ano.

Os novos reservatórios irão aumentar a segurança hídrica de várias regiões capixabas que estão sofrendo os reflexos da mais grave crise hídrica já registrada no Estado. As barragens a serem construídas poderão ser usadas para várias finalidades, como abastecimento humano, irrigação e dessedentação animal.

Confira a localização e o tamanho das barragens:

Assentamento

Município

Área alagada em hectare

22 DE JULHO / Barragem 31

Ecoporanga/Nova Venécia

1,59

22 DE JULHO / Barragem 32

Ecoporanga/Nova Venécia

4,38

Vale Ouro - Barragem 8

Ecoporanga/Nova Venécia

2,26

Vale Ouro - Barragem 39

Ecoporanga/Nova Venécia

1,2

13 de Maio- Barragem 1

Nova Venécia

3

13 de Maio- Barragem 3

Nova Venécia

0,8

3 Pontões- Barragem 41

Nova Venécia

3,14

Bela Vista- Barragem 11

Montanha

5,96

Bela Vista- Barragem 12

Montanha

0,97

Córrego Grande- Barragem 34

São Mateus

2,9

Córrego Grande- Barragem 35

São Mateus

1,98

Pratinha- Barragem 21

São Mateus

0,27

Pratinha- Barragem 22

São Mateus

2,67

Pratinha- Barragem 23

São Mateus

0,38

Pratinha- Barragem 24

São Mateus

4,08

Pratinha- Barragem 25

São Mateus

3,87

Vale da Vitória- Barragem 15

São Mateus

2,16

Vale da Vitória- Barragem 16

São Mateus

2,75

Vale da Vitória- Barragem 17

São Mateus

2,47

Vale da Vitória- Barragem 18

São Mateus

9,26

Vale da Vitória- Barragem 19

São Mateus

0,55

Vale da Vitória- Barragem 20

São Mateus

0,63

São Vicente- Barragem 26

São Mateus

3,48

São Vicente- Barragem 28

São Mateus

1,79

Itaúnas- Barragem 13

Conceição da Barra

1,35

Independência- Barragem 14

Conceição da Barra

11,16

 

Informações à Imprensa:

Gerência de Comunicação Social da Seag

Daniel Simões

(27) 98849-9814 / (27) 3636-3700

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard